Buscar no site

Secretaria de Saúde de Assis investe em capacitação de funcionários para atender população LGBTQIAPN+

Realizada em parceria com a UNESP, ações formativas já são promovidas no município desde 2021

Redação AssisCity

  • 04/07/23
  • 13:00
  • Atualizado há 45 semanas

Junho é conhecido internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBTTQIAPN+ e, como forma de integrar ações de promoção de saúde destinadas a essa população específica, a Prefeitura de Assis promoveu ao longo de todo o mês de junho diversas atividades formativas para os funcionários que atuam nas redes de saúde do município.

Segundo Camila de Moraes Delchiaro, coordenadora de Programas e Projetos do Departamento de Saúde das Populações Específicas, o grande objetivo da campanha promovida pela SMS é dar visibilidade à essa população que tem sua condição de saúde vulnerabilizada devido ao preconceito e à discriminação. "Nossos esforços não se restringem apenas a este mês, mas durante essa campanha nós procuramos reforçar o compromisso que a cidade de Assis têm com essa população, aperfeiçoando o atendimento que é oferecido, para que nossos funcionários tenham um olhar muito mais atento e humanizado para melhor atender essa população", contou.

Foram coloridos o coração do
Foram coloridos o coração do "Eu amo Assis" e uma amarelinha no Parque Buracão com as cores que remetem à bandeira do orgulho LGBTTQIAPN+

Além das formações, a Prefeitura de Assis também coloriu diversos pontos da cidade com as cores que remetem à bandeira do orgulho LGBTTQIAPN+. De acordo com Delchiaro, a ação é uma das formas de Assis demonstrar o orgulho e o respeito que a população LGBTTQIAPN+ têm direito. "Desde 2021, a Saúde de Assis tem trabalhado para que os direitos que são assegurados pelo Sistema Único de Saúde sejam garantidos, por meio das políticas públicas que estão em vigor aqui no município. Com a campanha nos outdoors e nos espaços públicos, nós queremos que a noção de todo mundo importa para o SUS seja disseminada nos outros serviços públicos, dentro das nossas comunidades e em todos os espaços, para que as pessoas que sofrem com o preconceito e pela violência se sintam acolhidas pelo nosso serviço de saúde", reforçou.

O trabalho especial de conscientização sobre o Mês do Orgulho LGBTTQIAPN+ da Secretaria Municipal de Saúde vai até a segunda quinzena do mês de julho. Mas o acesso às UBSs e ESFs podem ser feitas durante o ano inteiro. "São vários os serviços que a rede de atenção oferece à essa população, principalmente às pessoas trans e travestis, com a hormonioterapia e o grupo de apoio que organizamos. São ações iniciais, mas que visam a garantia do acesso aos cuidados de saúde oferecidos pelo SUS. Além das UBSs e ESFs, o GIPA também é uma porta de referência que está sempre aberta para o atendimento", finalizou.

Horário de Atendimento:

Unidades Básicas de Saúde | de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

ESFs | de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

GIPA | de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Receba nossas notícias em primeira mão!