Buscar no site

Superintendentes da 8ª RF recebem representantes do CIVAP

Objetivo da reunião foi viabilizar parcerias no âmbito da Cidadania Fiscal

Fonte: ASCOM - Seção de Comunicação Institucional da Receita Federal em São Paulo

  • 18/03/22
  • 14:00
  • Atualizado há 113 semanas

Na última sexta-feira, 11 de março, representantes do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) visitaram o gabinete da Superintendência da 8ª RF para tratar de possíveis atuações colaborativas na área de Cidadania Fiscal entre o consórcio e a Receita Federal.

"Entre as diversas atividades que a Receita Federal desenvolve, todas elas em benefício da sociedade, enquadra-se também a Cidadania Fiscal", disse o superintendente da 8ª RF, auditor-fiscal José Roberto Mazarin, na abertura do encontro. "É por isso que temos interesse em firmar parcerias, acordos de cooperação. Queremos dar todas as condições para impulsionar a realização das atividades", complementou.

Em seguida, a gerente nacional de Cidadania Fiscal, analista-tributária Ana Paula Sacchi Kuhar, falou sobre a necessidade de se diversificar as ações de Cidadania Fiscal. "Em fevereiro de 2020, retornei de uma reunião com gabinete da Receita Federal com essa diretriz. Na semana seguinte, encontrei o Marcos, que estava concluindo sua pesquisa de mestrado sobre os consórcios intermunicipais. Foi então que decidimos iniciar uma frente de trabalho de parcerias com os consórcios", explicou. Diante do desafio, Ana Paula convidou os servidores administrativos Marcos Gregório Borges, coordenador regional da Campanha Destinação na 8ª RF, e Sérgio Mascarenhas Santos, representante regional de Cidadania Fiscal na 6ª RF, para desenvolver o projeto piloto de promoção de atividades de Cidadania Fiscal por intermédio dos consórcios intermunicipais.

Outras questões de interesse comum também foram tratadas na reunião, como a possibilidade da Receita Federal destinar matéria-prima para geração de energia pelos municípios consorciados. "A Receita Federal apreende anualmente centenas de toneladas de cigarros contrabandeados, e precisamos fazer a destruição buscando sempre a alternativa sustentável de descarte para os resíduos", lembrou o superintendente da 8ª RF. "Quem iria imaginar a Receita Federal contribuindo com a geração de energia?", comemorou o superintendente adjunto da 8ª RF, auditor-fiscal Leandro Augusto Mazzei Batista.

Divulgação - Objetivo da reunião foi viabilizar parcerias no âmbito da Cidadania Fiscal
Objetivo da reunião foi viabilizar parcerias no âmbito da Cidadania Fiscal

Um dos idealizadores da aproximação com os consórcios intermunicipais, Marcos mostrou entusiasmo com as possibilidades de trabalho. "A nossa ideia é bem ousada. Claro que isso vai levar um tempo. Começamos aqui com o Civap, mas temos um mapeamento recente dos consórcios de São Paulo. A ideia é fazermos contato com eles e atuarmos com o apoio deles. Em uma única atuação, temos a possibilidade de falar com muita gente, pois o número de municípios que integram consórcios é grande".

Os representantes do Civap saíram otimistas do encontro. "Não vale a pena estar no serviço público se você não transformar a vida das pessoas, melhorar a sociedade. Fazer algo que seja replicável e que brote lá na frente", disse Oscar Gozzi, presidente do Civap e prefeito de Tarumã/SP. Também participaram do encontro a diretora executiva do Civap, Ida Franzoso de Souza e Fernandes Baratela, vice-prefeito de Tarumã e membro da Câmara Técnica de Finanças Públicas do Civap. Fundado em 1985, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema é um consórcio público de personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica. Representa atualmente 41 municípios paulistas.

Receba nossas notícias em primeira mão!