Buscar no site

Saúde alerta a população sobre cuidados com a febre amarela

Enfermeira da Vigilância Epidemiológica orienta a população a se atentar com os mosquitos Haemagogus e Sabethes

Redação AssisCity / Foto: AssisCity / Divulgação - Prefeitura de Assis

  • 01/02/17
  • 06:00
  • Atualizado há 377 semanas

O surto de febre amarela em Minas Gerais, que já tem 40 mortes confirmadas e 712 notificações da doença preocupa todo o País. Na região de Assis, em Santa Cruz do Rio Pardo, um homem está internado em decorrência da enfermidade.

Em Assis, as vacinas contra a febre amarela estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Departamento da Secretaria Municipal da Saúde, Nilsa Leite, explica quem deve ser vacinado e diz que não é preciso entrar em pânico.

"Assis está na rota de vacinação contra a febre amarela, pois o Município faz ligação com os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, onde tem casos. Não há motivo para pânico, quem já tomou as doses da vacina não precisa se preocupar", diz.

Nilsa informa que a vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de vacinação. "A criança toma uma dose aos 9 meses de idade, depois pode tomar aos 5 anos, quando vai tomar outras vacinas ou aguarda até os 10 anos de idade. Enfim, todos aqueles que já tomaram as duas doses não precisa se preocupar", explica.

Ela ressalta ainda que se algum adulto ou adolescente for viajar, para alguma área que tenha casos endêmicos de febre amarela, é importante se vacinar com pelo menos dez dias antes de antecedência.

"Temos percebido que muita gente não está com o calendário de vacinação em dia a vacina contra a febre amarela é importante", frisa.

A enfermeira salienta que a população deve se atentar na zona rural, pois dois mosquitos podem transmitir a doença, o Haemagogus e Sabethes."Eles pegam o vírus picando animais infectados, principalmente macacos, e podem transmitir para o homem, por isso aconselhamos a população evitar de dar comida aos macacos na zona rural, se encontrarem algum morto, nos contate", orienta.

Na área urbana, a doença pode ser transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

No último dia 19, Nilsa deu uma entrevista à reportagem do AssisCity informando sobre a vacinação conta a febre amarela, como indicações e contraindicações. Clique aqui e leia.

Nilsa Leite

Secretaria Municipal da Saúde de Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!