O esporte voltou a ser um instrumento de solidariedade em Cândido Mota na manhã deste sábado, 6 de junho. A 8ª edição do Desafio Contra a Fome reuniu atletas, voluntários e moradores em uma grande mobilização para arrecadar alimentos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade e entidades assistenciais do município.

A iniciativa, realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, teve como principal atração o desafio do ex-atleta candidomotense conhecido como Pinguinha, idealizador do projeto. Neste ano, ele encarou uma corrida de 130 quilômetros, iniciada às 4h da manhã, como forma de incentivar as doações e chamar a atenção da população para a campanha.

YouTube Siga nosso canal no YouTube

Eraldo Pereira, prefeito de Cândido Mota destacou a importância da união da comunidade em torno da causa. “É um momento bacana, onde tem a união de toda a população e esse movimento junto com o Fundo Social. É um evento que deu certo lá atrás, iniciou no período da pandemia, quando as pessoas tinham uma necessidade muito grande, e graças a Deus ele perdura até hoje e está sendo muito importante”, afirmou.

Além da arrecadação de alimentos, o evento também busca incentivar a prática esportiva. Durante todo o dia, atletas e moradores participaram da programação, reforçando a importância da atividade física para a saúde e a qualidade de vida. “Nada como unir duas coisas importantíssimas: o combate à fome e o incentivo ao esporte. O esporte é saúde, é vida”, acrescentou o prefeito.

Segundo Pinguinha, o projeto nasceu durante a pandemia da Covid-19, quando muitas famílias enfrentavam dificuldades financeiras e insegurança alimentar.

“Esse é o oitavo desafio. Tudo começou na época da pandemia, quando muitas pessoas perderam o emprego e estavam passando necessidade. Convidei a Rosana, do Fundo Social, para que pudéssemos realizar essa corrida. Eu fui atleta por 18 anos, hoje sou ex-atleta, tenho uma assessoria esportiva e trabalho com crianças no atletismo. Foi assim que começamos”, explicou.

Ao longo das sete primeiras edições, a campanha arrecadou mais de 30 toneladas de alimentos. Atualmente, os donativos beneficiam não apenas famílias atendidas pelos serviços sociais do município, mas também instituições como a Santa Casa e a Associação do Câncer.

A história de vida do idealizador também ajuda a explicar seu envolvimento com a causa. Pinguinha contou que perdeu a mãe quando tinha apenas um ano de idade e o pai aos 14 anos, enfrentando muitas dificuldades durante a infância.

“Passei muita necessidade e foi através do esporte que comecei a conquistar minhas coisas. A cada competição eu percebia que aquele era o caminho para conseguir ser alguém na vida. Graças a Deus consegui fazer faculdade, fui vereador por três mandatos, secretário municipal e hoje tenho esse projeto com as crianças. Para mim é uma satisfação muito grande. O esporte me salvou”, relatou.

Share.

NOSSOS COLUNISTAS