07 de Dezembro de 2022
20º/30º
Entretenimento - Blog

Dia do Nutricionista: confira áreas de atuação desse profissional

Hábitos mais saudáveis dos brasileiros aquecem a área e o mercado de trabalho

Neste 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. A data faz referência à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN), em 1949. Segundo dados do Conselho Federal de Nutricionistas, o Brasil possui mais de 158 mil profissionais desta área, com perfil predominantemente formado por mulheres (94,1%) jovens entre 25 e 44 anos (80,9%).

"A área da Nutrição está em expansão já há algum tempo. Para se ter ideia, no ano 2000 era pouco mais de 28 mil profissionais no País, e de lá para cá o número só tem crescido. Novos hábitos dos brasileiros, mais saudáveis, têm contribuído para que o mercado de trabalho se expanda e a orientação nutricional de qualidade seja valorizada", opina a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhanguera, Patrícia de Moraes Pontilho.


A seguir, a nutricionista elenca os principais campos de trabalho que o mercado oferece atualmente.


NUTRIÇÃO CLÍNICA


Depois de formado, o profissional pode atuar como autônomo, abrindo a sua própria clínica. Esta é a forma de atuação do nutricionista mais conhecida, orientando dietas e trabalhando a reeducação alimentar de pacientes, para os mais determinados fins: emagrecimento, ganho de massa muscular ou para melhora de doenças, como o diabetes.


NUTRIÇÃO HOSPITALAR


Nos hospitais, a presença de um nutricionista é fundamental para que a comida oferecida aos pacientes esteja de acordo com a necessidade nutricional, colaborando para a sua recuperação. O trabalho é feito de forma interdisciplinar, junto à equipe médica, para buscar o melhor cardápio para o doente. O nutricionista também é responsável por supervisionar o estado nutricional e de conservação dos alimentos.


NUTRIÇÃO ESPORTIVA


Essa é uma área que tem crescido bastante, com a procura de atletas profissionais, fisiculturistas e também atletas amadores, interessados em aliar seus treinos físicos com uma dieta balanceada e personalizada para obter melhores resultados corporais e de rendimento nos treinos.


INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA



Outro campo bastante promissor é indústria alimentícia. Todo alimento industrializado que conseguimos precisa seguir regras rígidas de composição e nutrição, sem falar do processo regulatório para que o produto chegue até a prateleira dos supermercados. Quem está por trás desse processo é o profissional nutricionista.


SAÚDE COLETIVA


Clínicas, postos de saúde, ambulatórios e departamentos governamentais contam com nutricionistas para identificar aspectos e problemas para ajudar a propor políticas públicas de redução de doenças como a diabetes e a obesidade, por exemplo, colaborando para a promoção da saúde coletiva.


ALIMENTAÇÃO COLETIVA


Nesta área, é possível desenvolver cardápios, oferecer cursos de cozinha e culinária saudável, além de prestar assessoria nutricional para restaurantes. Um prato cheio para quem gosta de nutrição e gastronomia e quer aliar as duas áreas.
Assessoria Anhanguera
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM