Buscar no site

Hoje na História: 21 de abril, dia de Tiradentes

Descubra a história de um dos heróis nacionais que é homenageado neste domingo

Redação AssisCity

  • 21/04/24
  • 10:00
  • Atualizado há 4 semanas

Neste dia 21 de abril, celebramos o Dia de Tiradentes, data que marca a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o patrono da Independência do Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Mais conhecido como Tiradentes, ele foi um militar, dentista, tropeiro e ativista político que teve papel fundamental na Inconfidência Mineira, um movimento que almejava libertar Minas Gerais do domínio português no final do século XVIII.

Nascido em 1746, na Fazenda de Pombal, Minas Gerais, Tiradentes desde cedo se envolveu em diversas atividades, como tropeirismo, comércio, mineração e até mesmo odontologia, o que lhe rendeu o apelido pelo qual ficou conhecido. Mas foi na carreira militar que ele se destacou, ingressando nos Dragões Reais de Minas, corpo militar português.

Sua insatisfação com o domínio colonial português e a cobrança excessiva de impostos o levaram a se envolver na Inconfidência Mineira, um movimento conspiratório que visava a independência de Minas Gerais. Tiradentes se tornou um dos principais líderes do movimento, percorrendo a região e angariando apoio entre a população.

Em 1789, a Inconfidência Mineira foi descoberta pelas autoridades portuguesas. Tiradentes foi preso, torturado e condenado à morte por enforcamento. Apesar das tentativas de seus companheiros de salvar sua vida, ele foi executado em 21 de abril de 1792, na Praça da Sé, no Rio de Janeiro.

Em 1889, após a Proclamação da República, o governo o transformou em Herói Nacional. Em 1946, Tiradentes foi nomeado patrono da Independência Brasileira por meio da Lei nº 4.865 e a data de sua morte, 21 de abril, foi oficializada como feriado nacional.

Receba nossas notícias em primeira mão!