Buscar no site

Primavera começou na madrugada deste sábado, 23 de setembro

Estação teve início oficialmente às 03h50 da manhã, com o equinócio de primavera marcando o início de uma nova estação

Redação AssisCity

  • 24/09/23
  • 09:00
  • Atualizado há 38 semanas

A primavera de 2023 começou oficialmente no Brasil na madrugada deste sábado, dia 23 de setembro, exatamente às 3h50. A nova estação traz temperaturas mais amenas, que vão aumentar gradualmente conforme nos aproximamos do verão.

Neste mesmo horário aconteceu o fenômeno do equinócio da primavera, que é quando o dia e a noite têm a mesma duração. No hemisfério norte, a mudança de estação trouxe o outono e, junto com ele, o equinócio de outono.

Portal AssisCity - Primavera começou na madrugada deste sábado, 23 de setembro - FOTO: Portal AssisCity
Primavera começou na madrugada deste sábado, 23 de setembro - FOTO: Portal AssisCity

No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será no dia 22 de dezembro.

Por mais que uma das características da primavera seja as temperaturas mais amenas e a floração das flores, as autoridades do clima, como a Defesa Civil, alertam para o alto risco de temperaturas elevadas durante a estação, mantendo as médias atingidas no inverno, com a possibilidade de temperaturas ainda mais altas com a proximidade do verão.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos