Filho de ex-vice-prefeito faz live dirigindo com celular na mão e sem cinto de segurança
Ironicamente, Felipe acabava de sair da inauguração da nova sede do Departamento Municipal de Trânsito
Felipe Del Massa Martins, filho do ex-vice-prefeito de Assis, Márcio Veterinário, e da atual vereadora, Viviane Del Massa, apareceu no começo da noite desta quinta-feira, 18 de abril, fazendo uma live em sua rede social enquanto dirigia, ao mesmo tempo que não fazia uso do cinto de segurança. O jovem, que se intitula liderança política em seu perfil no linkedin, faz parte dos Jovens Progressistas Assis.
Ironicamente, Felipe acabava de sair da inauguração da nova sede do Departamento Municipal de Trânsito, onde iniciou seu vídeo ao vivo. Durante a live, o jovem apareceu durante cerca de oito minutos e meio manuseando o celular enquanto dirigia sem cinto de segurança, dialogando com a câmera e com um amigo que o acompanhou. Em alguns momentos, com o carro em movimento, o rapaz aparece até mesmo gesticulando com a mão direita enquanto segurava o aparelho com a mão esquerda.
Durante esta semana, Felipe Del Massa, nome que usa em suas redes sociais, publicou um vídeo onde acusa a pré-candidata a prefeita de Assis, Cristiani Silvério, de usar a máquina pública em prol de sua pré-candidatura, pelo simples fato de ter deixado sua bolsa com os ex-colegas de trabalho, tendo sido secretária de Saúde nos últimos quatro anos, enquanto tomava sua vacina contra a Influenza.
No vídeo, Cristiani questiona se Felipe a estava filmando e ele responde dizendo: "É claro, se aproveitando, usando a máquina pública aqui!". Na sequência, a pré-candidata afirma estar ali para se vacinar e mostra sua carteirinha de vacinação preenchida. Del Massa repetiu o modus operandi hoje, 18 de abril de 2024, marcando presença na inauguração da nova sede do Departamento Municipal de Trânsito para registrar a participação de Cristiani no evento. Durante a live, Felipe ressalta que, em sua visão, a ex-funcionária pública estaria se escondendo de sua filmagem, talvez em um gesto genuíno de, como mulher, sentir-se intimidada pela reincidência do ato do jovem.
Em 2016, o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) passou a considerar o uso do celular ao volante, seja por ligação ou manuseio, como infração gravíssima através da Lei 13.281. Já o artigo 65 da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997 determina que todos os ocupantes de um veículo automotor devem fazer uso do cinto de segurança, configurando infração grave o não uso do mesmo.
"Art. 252. Dirigir o veículo: V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;
Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular."
De acordo com estudos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, chegando a gerar 154 mortes por dia em todo o país, sendo responsável por quase 50% das atividades que resultam em falta de atenção do condutor.