Buscar no site

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Pacto Global da ONU no Brasil

COLUNISTA - Elisa Barbosa

Elisa Barbosa

  • 09/03/23
  • 08:00
  • Atualizado há 59 semanas

O Pacto Global da ONU no Brasil e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinaram na terça-feira, 14, o Acordo de Cooperação Técnica para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no País e disseminar os dez princípios do Pacto Global da ONU.

De acordo com a ONU, "os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil."

Segundo Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, "Nosso objetivo é trazer as empresas para essa discussão de maneira efetiva. Elas têm capacidade produtiva e de inovação e são o problema, mas também são a solução para avançar nos ODS, reduzir os impactos negativos e extrair tudo o que podemos de positivo nesses temas."

Divulgação - Elisa Barbosa - Colunista
Elisa Barbosa - Colunista

A parceria é importante para implementar as ODS e desenvolver estratégias para, dentre outros, proteger a Floresta Amazônica. Assim, casos como o do povo Yanomami não aconteceria novamente, devido às estratégias de proteção e fiscalização. Os projetos serão coordenados pela Comissão de Meio Ambiente do CNMP e por um Grupo de Trabalho criado pelo Pacto Global da ONU no Brasil.

Outra preocupação das partes é a emissão de carbono e o papel importante do Brasil neste tocante: "O Ministério Público, que tem em seu quintal a Floresta Amazônica, dará um exemplo para o Brasil e para o planeta", comentou Fábio Galindo, chairman e co-CEO do grupo Future Carbon Holding.

O acordo tem ainda como foco o agronegócio e a responsabilidade social das empresas.

Fato é que, agora, depois de quatro anos afastado de reuniões, iniciativas e acordos voltados à proteção ambiental, o Brasil está dentre um dos principais focos mundiais, tendo em vista que já foi referência no assunto.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também