Buscar no site

Quando iniciar tratamento ortodôntico ou ortopédico?

O tratamento ortodôntico é aquele que utiliza aparelhos fixos ou removíveis para movimentar os dentes e melhorar a estética e a função do sorriso

Patricia Sartori

  • 26/06/23
  • 17:00
  • Atualizado há 42 semanas

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando iniciar um tratamento ortodôntico ou ortopédico, que visa corrigir problemas de alinhamento dos dentes e da face. Neste post, vamos explicar as diferenças entre esses dois tipos de tratamento e os sinais de que é hora de

procurar um especialista.

O tratamento ortodôntico é aquele que utiliza aparelhos fixos ou removíveis para movimentar os dentes e melhorar a estética e a função do sorriso. Ele pode ser feito em qualquer idade, desde que os dentes estejam saudáveis e haja espaço suficiente na boca para acomodá-los. O tempo de tratamento varia de acordo com o grau de complexidade do caso e a cooperação do paciente.

Já o tratamento ortopédico é indicado para crianças e adolescentes que apresentam alterações no crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, como mordida aberta, mordida cruzada, retrognatismo ou prognatismo. Ele utiliza aparelhos que estimulam ou inibem o crescimento ósseo, buscando harmonizar o perfil facial e prevenir problemas futuros. O ideal é que o tratamento ortopédico seja iniciado o quanto antes, aproveitando a fase de crescimento do paciente.

Divulgação - Dentista Patrícia Sartori - Foto: Divulgação
Dentista Patrícia Sartori - Foto: Divulgação

Alguns sinais de que é preciso iniciar um tratamento ortodôntico ou ortopédico são:

- Dificuldade para mastigar ou falar

- Respiração bucal

- Ronco ou apneia do sono

- Dentes tortos ou apinhados

- Falta de espaço para erupção dos dentes permanentes

- Alterações na mordida ou na relação entre os maxilares

- Desproporção entre o tamanho da face e dos dentes

- Insatisfação com a aparência do sorriso ou do perfil facial

Se você se identifica com algum desses sintomas, procure um ortodontista de confiança para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento para você. Lembre-se de que um sorriso bonito e saudável pode melhorar a sua autoestima, a sua qualidade de vida e a sua saúde em geral.

*Patrícia Sartori é Dentista e colunista do AssisCity

Serviço

Sartori Odontologia

Avenida Nove de Julho, 1129, Centro

Telefone: (18) 3324-6090

WhatsApp: 18 99701-8491

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também