Buscar no site

A Nova Era Digital: Tendências Online que Estão Moldando o Futuro!

  • 13/04/23
  • 04:00
  • Atualizado há 54 semanas

Houve um tempo em que a internet era uma grande revolução - hoje, ela é apenas a base de grandes inovações que já surgiram e continuam surgindo. Neste artigo, você ficará por dentro das grandes tendências online que vão moldar o futuro, assim como a internet fez a partir da década de 90, e principalmente nos anos 2000.

Tecnologias para os celulares

Os smartphones também foram, sem dúvidas, uma grande revolução no mundo. Acompanhados do acesso a velocidades de internet inimagináveis no passado, cada vez mais otimizações são feitas para adaptar a vida pessoal e profissional aos telefones.

Os sites, por exemplo, são hoje adaptados para a versão mobile, e aqueles que não o fazem são, inclusive, rebaixados no rankeamento do Google. Sejam sites ou plataformas de pagamentos como PayPal, negócios, cassino Brasil online, sites completos de menu de restaurantes interativos e com aba de pedido, sem precisar ir para apps, compras de passagens aéreas, como skyscanner, e viajanet, ou outras áreas, tudo é feito cada vez mais pelo celular.

Inteligência Artificial (IA)

A grande ideia dessa tecnologia é ser uma máquina que pensa como um humano. Nos últimos 5 anos, esse tema se tornou ainda mais presente nos debates e na vida prática de muitas pessoas. Hoje ela pode fazer textos, vídeos, contratar pessoas e até construir outras tecnologias sozinha, dispensando muitas aptidões que antes eram importantes para o mundo dos negócios e da vida pessoal. Assim, o sentido do trabalho muda cada vez mais e tende a exigir mais especialização em todas as áreas.

Realidade Virtual e Aumentada

A realidade virtual é a tecnologia que possibilita uma imersão no mundo digital através de algum aparelho, como os óculos VR. Já a realidade aumentada, é a inserção de elementos virtuais na realidade física - por exemplo, o Pokemon Go e filtros de redes sociais - fazendo algo que se parece com uma "edição(montagem) ao vivo".

Ambas são utilizadas em vários âmbitos, desde os jogos e lazer, como os exemplos citados, até mesmo em escolas e faculdade, buscando fazer a aprendizagem se conectar com o que hoje domina o mundo - a tecnologia. A tendência é que elas se integrem cada vez mais.

Internet das coisas - iOT

A internet das coisas é a conexão feita entre vários aparelhos do cotidiano e o mundo digital, permitindo um controle e conforto bem melhores. Ela pode ser aplicada em praticamente tudo.

Alguns exemplos são os sistemas de iluminação inteligente, os smartwatches e a famosa Alexa. A iOT ainda precisa ser bastante refinada para se tornar eficaz e, ao mesmo tempo, conseguir manter a segurança - já que estando conectado à internet, qualquer sistema pode ser invadido. Com a internet 5G e apoio da IA, ela crescerá bastante.

Tecnologia Blockchain

O Blockchain é por enquanto uma tecnologia com aplicações mais específicas, porém não menos importantes e relevantes. Sendo uma forma de armazenar informações com segurança em vários blocos de dados, serve para hospedar criptomoedas e também para controlar operações de empresas, automatizando vários processos.

No futuro, essa tecnologia promete ser de extremo valor para sistemas de saúde, além de outras inúmeras atividades fundamentais, como, por exemplo, automatizar os processos de pagamento de contas, de votação e muitos outros.

Redes Sociais

As redes sociais vêm ocupando cada vez mais espaço no mundo atual. Se antes o objetivo era apenas compartilhar fotos e pensamentos pessoais, hoje essas são a principal forma de divulgação ou até mesmo de execução do trabalho em várias profissões. Seu potencial em influenciar milhões de pessoas também se torna uma oportunidade para o comércio online - divulgação de produtos, parcerias ou mesmo uma aproximação da marca com seus clientes.

Conclusão

É bom estar ligado para as novas tendências tecnológicas, pois elas prometem estar ainda mais presentes em todas as áreas da vida no futuro. Trazendo bastante facilidade, rapidez, mas claro, também alguns pontos negativos, outras tecnologias além da internet ainda se tornarão muito populares no planeta.

Receba nossas notícias em primeira mão!