Buscar no site

Início do outono: as estações podem influenciar em minha cirurgia plástica?

Cirurgia plástica x outono: esclarecemos os mitos, para você aproveitar os benefícios.

Assessoria de Comunicação

  • 24/04/23
  • 19:00
  • Atualizado há 51 semanas

O outono é a estação do ano preferida de muitas pessoas, por ser uma época de transição entre o verão e o inverno. Por isso, é um ótimo meio-termo entre nem tão calor, mas também nem tão frio quanto a estação que se sucede.

No Brasil, o outono tem início entre os dias 20 a 21 de março e se encerra no dia 21 de junho. Uma típica cena dessa fase do ano, são as olhas das árvores em tons espalhadas pelo chão, justamente por conta da troca de estação.

Mas o que muitos ainda não sabem sobre o outono, é que ele tem algumas vantagens em relação às cirurgias plásticas. Neste artigo, falaremos sobre elas, além de esclarecer sobre alguns mitos que rondam esses procedimentos durante épocas de temperaturas mais baixas.

O que podemos adiantar, é que em alguns casos, essa é uma época perfeita para realizar o sonho da cirurgia. Leia até o final e descubra quais são eles!

Como o corpo reage a essas estações mais frias?

Em matéria ao Conselho Federal de Química, especialistas citam características como o corpo estremecido, pelos arrepiados e dificuldade em manter as extremidades aquecidas.

Além disso, dificuldades de movimentação no geral, maior frequência urinária e incidência de resfriados também são comuns no frio.

Mas será que estações mais frias têm apenas malefícios? Felizmente, não, principalmente quando se trata de procedimentos cirúrgicos. Sobre isso, explicaremos melhor agora a partir daqui!

Mitos e verdades sobre fazer cirurgias nessas épocas

O resultado é melhor

MITO. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o inverno é mês queridinho das cirurgias, pois a procura aumenta em até 50%. Apesar disso, e do que falaremos abaixo, as temperaturas não interferem no resultado em nenhuma das 4 estações.

O resultado depende da habilidade do cirurgião plástico, dos cuidados pós-operatórios do paciente e de como o corpo irá reagir ao procedimento. Portanto, são esses os principais fatores que determinam o sucesso, e não a estação do ano.

O corpo incha menos

VERDADE. Quem nunca se sentiu mais inchado durante o calor? Mulheres grávidas são a prova disso, pois as que passam pela gestação durante esse período, costumam ter suas mãos e pés bastante inchados.

O médico Guilherme Bomtempo explica o motivo: no verão, a temperatura não é a única coisa que aumenta, mas os vasos sanguíneos das extremidades também dilatam, deixando-as mais "fofinhas."

Essa é uma característica pós-cirúrgica comum, mas se no outono pudermos torná-la menos evidente, melhor, não é mesmo?

Não é qualquer cirurgia que pode ser realizada

MITO. Não é contraindicações relacionados às estações do ano. Embora alguns procedimentos estéticos, como o peeling facial, sejam mais recomendados no inverno, é devido ao ácido.

Por outro lado, plásticas e cirurgias de nenhum tipo têm essa mesma recomendação, sendo as contraindicações somente casos de doença prévia e outras condições físicas e de saúde.

A recuperação é mais tranquila

VERDADE. Temperaturas amenas são mais confortáveis se comparadas ao calor ou frio excessivo, e por isso, se recuperar acaba também sendo mais fácil no quesito conforto.

Cintas modeladoras, drenos, e até mesmo os curativos, por exemplo, pioram o calor em dias mais quentes. Isso é bem mais difícil de acontecer durante o outono, pois segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura média é de 20 °C.

Além disso, os pacientes não precisam se privar demais quanto à exposição solar, uma das recomendações do pós-operatório, e como citamos, a redução do inchaço também conta muito na recuperação.

O que é possível aproveitar dessa estação?

Até aqui, conseguiu perceber como o outono é propício para a realização de cirurgias plásticas?

recuperação mais sossegada;

menos inchaço;

mais conforto quanto à temperatura;

menos exposição solar;

Tudo isso ainda colabora com a melhora do processo de cicatrização, diminuindo as chances dos pontos se tornarem escurecidos ou manchas permanentes.

Por um lado, o verão aumenta o inchaço, a exposição ao sol e a retenção de líquido, o que consequentemente aumenta o tempo de recuperação.

Por outro, o inverno pode causar desconforto ao precisar tirar as camadas de roupas para a troca do curativo, por exemplo, ou diminuir a exposição à água durante o banho e dar mais frio ainda.

No outono, dificilmente veremos esses extremos, e por isso, mais um ponto para ele! Além disso, são meses antes do verão, a estação em que mais queremos estar preparados para mostrar os resultados da plástica.

De uma estação à outra os pontos já saíram, a cicatrização está completa na maioria dos casos, e o paciente pode esbanjar autoestima por onde passa, usando as roupas que sempre quis.

Cuidados para se ter no pós-operatório nessa época

Não somente nessa época, mas em qualquer outra, o mais importante é seguir as recomendações médicas. Nesse caso, por mais que um amigo ou parente tenha passado pelo mesmo procedimento, recuse cuidado "x" e remédio "y", mesmo que esses tenham sido bom para eles.

Cada organismo é único e reage de uma forma, e somente os médicos têm o conhecimento necessário para dar indicações antes e depois da cirurgia.

Sabemos como fazer curativos e repousar nem sempre é fácil, mas são ambos que garantem uma recuperação tranquila.

No mais:

cuidar da alimentação;

ingerir bastante água;

evitar cigarro e bebidas alcoólicas.

Todos entram nos cuidados essenciais após a cirurgia, mas especificamente durante o outono, cuidados com a saúde também são essenciais, afinal… Ninguém merece uma gripe nessa fase!

Portanto: evite ambientes fechados, se vista conforme a temperatura (não esqueça de levar um casaco antes de sair de casa) e lave sempre as mãos. Se tiver rinite ou sinusite, deve-se perguntar ao médico os medicamentos liberados.

Se estava com alguma dúvida se deve ou não fazer uma cirurgia plástica nas estações mais frias, agora ficou mais claro sobre as vantagens, certo?

A abdominoplastia pós bariátrica, por exemplo, é um ótimo exemplo de plástica perfeita para o outono. Como citamos, até o verão, os resultados ficarão incríveis. Aproveite!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias