02 de Fevereiro de 2023
20º/30º
Entretenimento - Comportamento

O que é inteligência emocional? Psicólogo explica

Você já parou para pensar quantos problemas, conflitos e momentos difíceis seriam evitados ou pelo menos amenizados com um pouco mais de inteligência emocional? A Inteligência emocional é a capacidade de entender o que você está sentindo, de onde vem esse sentimento e qual é a maneira correta de lidar com ele, mas, a verdade, é que o objetivo não é controlar o emocional o tempo todo.

O psicólogo Romanni Souza explicou que a inteligência emocional se refere ao "reagir ao fato de forma proporcional àquilo que está acontecendo''. Não é ser apático ou ser alheio ao que acontece na sua vida. Mas sim, sobre lidar com proporcionalidade ao fato", explicou.

Segundo o psicólogo, ter inteligência emocional não tem nada a ver com não sentir tristeza ou qualquer outro sentimento negativo. "Uma pessoa com pouca inteligência emocional tem emoções negativas e se mantém nelas com maior facilidade. Fica remoendo e revivendo aquilo que lhe afeta negativamente. Já a pessoa com boa inteligência emocional, administra melhor os sentimentos e consegue seguir em frente", explicou.

Ainda conforme o profissional de saúde, essa inteligência não só diz respeito ao talento da pessoa em controlar as suas reações, mas também de entender seus sentimentos e as reações que nascem deles.

Por fim, Romanni pontuou a importância da psicoterapia e a hipnoterapia como sendo duas grandes aliadas no processo de autoconhecimento e de constituição da inteligência emocional.

"É preciso se conhecer para poder saber como lidar com nossos sentimentos. Quem não se conhece, não consegue entender de onde vêm as reações prejudiciais. O acompanhamento profissional faz total diferença nesse quesito: você consegue ser ajudado a pensar mais sobre o que sente e a como reage", finalizou.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM