Buscar no site

Especialista de Assis fala sobre vantagens do Pilates na terceira idade

Além da terceira idade, o Studio Lena Pilates atende alunos de todas as faixas etárias

Redação AssisCity

  • 23/02/24
  • 08:00
  • Atualizado há 7 semanas

O processo de envelhecimento do corpo humano ocorre de forma natural, e é nessa fase que os idosos perdem massa muscular e mobilidade, o que pode aumentar os riscos de quedas e limitar até mesmo atividades do dia a dia.

Diante disso, a professora de Pilates Madalena Camargo, do 'Studio Lena Pilates', explicou ao Portal AssisCity que o pilates pode ser um forte aliado para a saúde da terceira idade.

Divulgação/Arquivo Pessoal - Madalena Camargo, educadora física e professora do pilates - Foto: Arquivo Pessoal
Madalena Camargo, educadora física e professora do pilates - Foto: Arquivo Pessoal

Lena separou três vantagens da prática do esporte para esse grupo:

1 - Melhora na mobilidade

É fato que a falta de mobilidade e flexibilidade acarreta em problemas de locomoção e tira a autonomia do idoso. Por isso, Lena destaca no pilates, esses benefícios. "Ele enfatiza movimentos controlados e alongamentos, sempre respeitando os limites do corpo. Com o passar do tempo, as articulações voltam a ser flexíveis, devolvendo conforto na prática de atividades do cotidiano", explicou.

Divulgação/Arquivo Pessoal - Alunos da terceira idade encontram vantagens em aulas de pilates - Foto: Studio Lena Pilates
Alunos da terceira idade encontram vantagens em aulas de pilates - Foto: Studio Lena Pilates

2 - Equilíbrio e estabilidade física

Além disso, uma das maiores preocupações de quem tem um idoso na família, é o risco de quedas. Isso ocorre, muitas vezes, pela perda do equilíbrio, que o pilates pode devolver ao idoso através dos exercícios.

"Esses exercícios melhoram a coordenação motora e promovem estabilidade, ajudando os alunos a melhorar suas posturas e entender melhor como o corpo se move, evitando movimentos que possam levar a queda", pontuou Lena.

Divulgação/Arquivo Pessoal - Movimentos realizados no pilates podem prevenir quedas - Foto: Studio Lena Pilates
Movimentos realizados no pilates podem prevenir quedas - Foto: Studio Lena Pilates

3 - Fortalecimento da coluna

A saúde da coluna vertebral está diretamente ligada à postura dos alunos. Por isso, no pilates, são trabalhados exercícios que ajudam no alinhamento adequado da coluna. Segundo a especialista, "o pilates vai fortalecer os músculos que suportam a coluna vertebral, alinhando a coluna e melhorando a postura".

Por fim, é importante ressaltar que a segurança é primordial ao praticar o pilates na terceira idade. "Antes de iniciar, é fundamental realizar uma avaliação completa para identificar possíveis condições médicas não diagnosticadas. A hidratação também é essencial para um desempenho adequado durante as sessões. Os idosos devem respeitar seus próprios limites físicos e interromper qualquer exercício em caso de dor ou desconforto, comunicando isso ao instrutor", finalizou Lena.

Divulgação/Arquivo Pessoal - Madalena Camargo, educadora física e professora do pilates - Foto: Arquivo Pessoal
Madalena Camargo, educadora física e professora do pilates - Foto: Arquivo Pessoal

No Studio Lena Pilates, você encontra três profissionais qualificadas, sendo duas educadoras físicas e uma fisioterapeuta, prontas para atender todas as suas necessidades.

Acompanhe o trabalho de Lena no instagram @lenacardosopilates.

Serviço

Studio Lena Pilates

Rua Platina, 780

WhatsApp: (18) 99778-0009

Horário de atendimento: das 6h às 20h

Divulgação/Arquivo Pessoal

Receba nossas notícias em primeira mão!