Buscar no site

Xereta recebe programa 'Líder em Mim' trabalhando aspectos sócios-emocionais de alunos e docentes

O método é passado para os professores e cada um implemente em sala de aula

Redação AssisCity

  • 26/01/23
  • 11:00
  • Atualizado há 57 semanas

O Colégio Anglo Xereta está sempre em busca de levar o melhor ensino e apoio aos seus alunos, e por isso implementou neste ano de 2023 o programa educacional 'Líder em Mim'.

Segundo a facilitadora do programa, Patrícia Pereira, a ideia inicial do 'Líder em Mim', é trabalhar com os aspectos emocionais de toda a equipe escolar. "Queremos trabalhar comportamentos, então nós esperamos alunos mais autônomos, líderes de suas próprias vidas, protagonistas e confiantes naquilo que querem para seus futuros".

divulgação - Facilitadora do programa 'Líder de Mim', Patrícia Pereira - Foto: Divulgação
Facilitadora do programa 'Líder de Mim', Patrícia Pereira - Foto: Divulgação

O método é aplicado primeiramente para os professores, e aí eles implementam em sala de aula. "Eles recebem esse treinamento, para que também entendam e pratiquem as dinâmicas em suas próprias vidas e possam criar impactos na vida dos alunos", explicou Patricia.

Ao falar sobre o papel da escola na vida dos alunos, Patrícia relembrou de momentos em que a educação tratava apenas de questões acadêmicas.

"Por muito tempo a escola se preocupou com notas e resultados, mas hoje percebemos uma grande necessidade de saber se relacionar bem com os outros, de desenvolver empatia, ser proativo, por isso percebemos que quando o aluno se desenvolve de maneira sócio emocional ele consegue melhorar resultados em todas as outras áreas", explicou.

divulgação - Professores passaram pelo treinamento do programa 'Líder de Mim' no Xereta - Foto: Divulgação
Professores passaram pelo treinamento do programa 'Líder de Mim' no Xereta - Foto: Divulgação

A facilitadora aponta ainda que tão importante quanto o ensino acadêmico, é desenvolver essa liderança dos alunos, para que entendam que são produtos de suas escolhas.

Questionada sobre as mudanças causadas no corpo docente, Patrícia fala sobre ajudar os alunos a desenvolverem os comportamentos. "Nós precisamos que o professor seja referência e para isso ele também precisa desenvolver os comportamentos, como compreender o outro e ter empatia", afirmou.

A psicóloga do colégio, Jéssica Alves, falou sobre as expectativas do corpo docente para trabalhar esse treinamento dentro de sala de aula. "Nós vemos necessidades em implementar o programa em sala de aula, e poder mudar o comportamento das crianças e jovens, que muitas vezes não são assertivos, e prezar pela empatia, o coletivo, na liderança e enxergar os benefícios da autogestão", destacou.

divulgação - Pisicóloga do Colégio Anglo Xereta, Jéssica Alves - Foto: Divulgação
Pisicóloga do Colégio Anglo Xereta, Jéssica Alves - Foto: Divulgação

Serviço:

Ânglo Xereta

Av. Rui Barbosa, 3777 - Jardim Paulista

Telefone: (18) 3402-7700

WhatsApp: (18) 99731-8512

Facebook: @angloxeretaassis

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos