Buscar no site

FEMA realiza colação de grau dos estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Fisioterapia da turma de 2022

A solenidade contou com a presença da diretoria do IMESA, professores dos cursos, além de familiares e amigos dos formandos

Divulgação FEMA

  • 25/01/23
  • 16:00
  • Atualizado há 57 semanas

Com muita emoção e orgulho, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou na última terça-feira, 24 de janeiro de 2023, a formatura dos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Fisioterapia, no Cine FEMA Piracaia. Uma noite especial para celebrar o esforço e dedicação dos formandos e marcar o início de uma nova etapa em suas vidas.

A noite contou com a participação do diretor acadêmico do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professor Me. Eduardo Augusto Vella Gonçalves; da vice-diretora do IMESA, professora Ma. Arlete Aparecida Marçal; do coordenador do curso de Administração, professor Me. João Carlos da Silva; do coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Luciano José Merlin; da coordenadora do curso de Enfermagem, professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida; da coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Ma. Maria Eulália Baleotti; do paraninfo dos formandos de Ciências Contábeis, professor Josimar Scolar Perez; do patrono do curso de Ciências Contábeis, professor Fabiano de Almeida; do patrono do curso de Administração, professor Jairo da Silva; da patronesse do curso de Fisioterapia, professora Dra. Cassia Regina Saade Pacheco; da paraninfa do curso de Enfermagem, professora Ma. Fernanda Cenci Queiroz; da patronesse do curso de Enfermagem, professora Dra. Rosângela Gonçalves da Silva; do nome da turma de Enfermagem, o professor Dr. Daniel Augusto da Silva; além da presença de amigos e familiares próximos.

divulgação - Colação de grua da FEMA - Foto: Divulgação
Colação de grua da FEMA - Foto: Divulgação

Para Eduardo Vella, diretor do IMESA, a sensação é de alegria e satisfação por estar formando mais um grupo de profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho e também verdadeiros cidadãos. "É um sentimento de missão cumprida, de satisfação, porque o IMESA mais uma vez cumpre o intuito principal: entregar profissionais formados para a sociedade, mas acima de tudo, cidadãos, afinal nosso papel não é só a formação educacional, mas também a formação humana. E hoje nós temos a colação de grau dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, e também temos a formação da primeira turma de Fisioterapia, uma marca para nós. Por isso, o sentimento é de muita alegria", declara Vella.

A vice-diretora do IMESA, Arlete Marçal, demonstra um sentimento de gratidão por estar vivendo o momento de colação de grau destes estudantes. "Eu acredito que a educação vai mudar o mundo, movimentar o país, porque esses estudantes estão realizando um sonho muito único, tanto para eles quanto para a família. Então eu penso que esse momento da colação é a hora em que valorizamos o trabalho de cada um, o sacrifício que com certeza todos fizeram para estar aqui. Sabemos que é extremamente difícil uma pessoa chegar no banco de uma faculdade, e essas pessoas conseguiram isso, por isso me sinto maravilhada e extremamente agradecida por estar vivendo esse momento de felicidade para cada família. A FEMA está se fortalecendo e deixando cada vez mais a sua marca de contribuição em nossa comunidade, porque essas pessoas vão sair daqui e vão modificar os locais em que elas estarão trabalhando, e a FEMA faz parte disso", manifesta.

divulgação

O coordenador do curso de Administração, João Carlos, demonstra sua satisfação diante da colação de grau e declara: "Formar os estudantes de Administração é de suma importância e relevância, tendo em vista que há dois anos enfrentamos uma grande pandemia. Formar uma nova turma é muito gratificante, pois sabemos que eles estão preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Também realizamos vários projetos sociais para mostrar aos estudantes que é possível fazer algo diferente. Quando levamos os estudantes a pensar fora da caixa, eles começam a ver outras possibilidades e os projetos sociais se alinham com a própria instituição", expressa o professor.

divulgação - Formanda do curso de Administração - Foto: Divulgação
Formanda do curso de Administração - Foto: Divulgação

Segundo o coordenador do curso de Contábeis, o professor Luciano Merlim, "É recompensador ter mais uma turma formada em Ciências Contábeis, a cada ano que passa, fica cada vez mais gratificante, pois o mercado de trabalho está exigindo qualidade e formação profissional de excelência. Como professor e coordenador, é uma grande realização saber que estamos entregando para o mercado uma turma bem capacitada e preparada, que vai desenvolver um bom trabalho na área contábil de Assis e até em outros lugares", revela Merlin.

divulgação - Formando do curso de Ciências Contábeis - Foto: Divulgação
Formando do curso de Ciências Contábeis - Foto: Divulgação

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Caroline Lourenço afirmou sentir uma grande satisfação por formar mais uma turma. "Mais um grupo de profissionais de saúde está se formando e eu não posso deixar de expressar o quanto estou orgulhosa e agradecida por fazer parte deste momento tão especial. Estou confiante de que esses jovens estão preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, e continuarão a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas", diz a coordenadora.

divulgação - Formanda do curso de enfermagem - Foto: Divulgação
Formanda do curso de enfermagem - Foto: Divulgação

Em um emocionante discurso, a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Maria Eulália, fez uma síntese de toda a história da Fisioterapia e falou sobre a importância do fisioterapeuta no cenário da saúde mundial, desde quando a prática surgiu. Além disso, ela demonstrou o seu sentimento de satisfação por estar formando a primeira turma do curso de Fisioterapia da FEMA, que iniciou em 2018, e por superar os desafios dos primeiros anos do curso. "O desafio era criar um projeto pedagógico para uma graduação que corrigisse as fragilidades e desenvolvesse as potencialidades já vistas em outras graduações, preparando os estudantes para o mercado de trabalho real, baseado em índices epidemiológicos e orientações regulamentadoras de saúde e educação, e considerando as doenças mais prevalentes na região. Formar a primeira turma também foi uma grande missão e os estudantes foram protagonistas, confiando na coordenação, professores e respondendo bem às propostas com excelência", comenta a professora.

divulgação - Formanda do curso de Fisioterapia - Foto: Divulgação
Formanda do curso de Fisioterapia - Foto: Divulgação

O sentimento de gratidão é comum por parte dos estudantes dos cursos. A formanda de Fisioterapia, Beatriz Moraes de Carvalho, conta que a graduação superou suas expectativas e que a sua paixão pela área surgiu durante o curso, por conta de suas professoras. "Eu consegui viver muitos momentos bons e alguns ruins. A ansiedade antes da prova, felicidade pelas viagens ou por conseguir nota boa, e por mais que tive muitos desafios, da vida e da graduação, eu nunca desisti. Nunca faltou apoio de professor nenhum, nem da coordenadora, pois tudo que a gente precisava a FEMA sempre nos proporcionou. Sou grata demais às professoras Mariana Romanholi e Maria Eulália… não tem como não falar dela. Penso que todo mundo tem um amor imenso e uma enorme gratidão por conta dela ter nos transmitido tanto amor pelo curso e pela profissão", conta.

Caroline Gonçalves Longo, também formanda da T1 de Fisioterapia da FEMA, externa que o desejo pela Fisioterapia surgiu por conta de uma apresentação da coordenadora do curso no Venha Nos Conhecer. "Eu assisti a uma apresentação da professora Maria Eulália durante uma visita que a minha escola fez à FEMA, para conhecer os cursos. Ela mostrou alguns slides apresentando a profissão, e naquele momento eu tive certeza que era isso que eu queria para a minha vida. E aí eu incentivei minha amiga Bia a também fazer o curso, e aqui estamos. Nós somos amigas de infância, estudamos juntas o Ensino Fundamental, faculdade e até o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Uma professora que me marcou muito durante a graduação também foi a Mariana Romanholi; inclusive Beatriz e eu fizemos juntas o TCC na área da saúde da mulher, porque nos encantamos com a forma que a professora Mariana fala sobre esse assunto", finaliza a estudante.

divulgação

Confira mais fotos:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos