Buscar no site

Unesp 2024: estudantes da rede estadual já podem fazer inscrição com desconto de 75% da taxa

Universidade reserva 50% das vagas para quem cursou o Ensino Médio integralmente em escolas públicas - regular e EJA; pela primeira vez, acesso também será realizado por meio do Provão Paulista

Assessoria Unesp

  • 04/09/23
  • 13:00
  • Atualizado há 40 semanas

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abre nesta segunda-feira (4) o período de inscrições para o vestibular 2024. No total, são 6.596 vagas distribuídas em 64 cursos acadêmicos. Os interessados têm até 9 de outubro para fazer o cadastro no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Estudantes matriculados na rede estadual de São Paulo são beneficiados com desconto de 75% da taxa, cujo valor integral é de R$ 192,00. Com a dedução, o valor passa para R$ 48,00.

No processo seletivo da Unesp, os candidatos que estudaram integralmente o Ensino Médio (da 1ª à 3ª série) em escolas públicas — regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) — estão aptos a participar do Sistema de Reserva de Vagas, que prevê a esse grupo uma cota de 50% das oportunidades. Desse percentual, 35% são destinados àqueles que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

A partir deste ano, pela primeira vez, os estudantes da rede estadual poderão buscar uma vaga na Unesp também por meio do Provão Paulista. A nova avaliação garante entrada direta às universidades públicas paulistas. Para 2024, são 934 vagas disponíveis na Universidade Estadual Paulista. Além da Unesp, participam do sistema a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs), totalizando 13 mil vagas.

"O Provão Paulista será aplicado em formato seriado ao final do ano letivo de cada uma das três séries do Ensino Médio. A nota do candidato será a média acumulada dessas três avaliações. Mas já neste ano, em novembro, os resultados do exame poderão ser usados para ingresso dos estudantes da 3ª série", explica o secretário da Educação, Renato Feder. "Assim como no vestibular tradicional, os candidatos terão os conhecimentos avaliados em provas presenciais de múltipla escolha e redação. É mais uma maneira de permitir aos nossos alunos o acesso ao ensino superior", completa.

Provas da 1ª fase: 15 de novembro

O vestibular da Unesp é dividido em duas fases. A primeira, agendada para 15 de novembro, é composta por 90 questões de múltipla escolha, incluindo as quatro áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Já a segunda fase é realizada em duas datas, com 36 questões discursivas e uma redação. No dia 10 de dezembro, são 24 perguntas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Em 11 de dezembro, é a vez de responder às 12 questões Linguagens e suas Tecnologias e a Redação. A divulgação da lista geral dos classificados está prevista para 31 de janeiro de 2024.

Os cursos da Unesp são oferecidos em 24 cidades paulistas: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos