Buscar no site

Projeção Datafolha aponta Eduardo Leite eleito após virada no Rio Grande do Sul

Após quase ficar de fora do segundo turno em disputa acirrada com João Edegar Pretto (PT), Leite conseguiu virada sobre rival

Portal Terra

  • 30/10/22
  • 18:00
  • Atualizado há 77 semanas

Eduardo Leite (PSDB) se tornou o primeiro governador do Rio Grande do Sul a conquistar a reeleição, segundo projeção do Instituto Datafolha deste segundo turno. Com 42,74% das urnas apuradas, às 18h04, o tucano tinha 55,36% dos votos válidos, contra 44,64% do rival, Onyx Lorenzoni (PL).

Embora tenha chegado à reeleição, Leite o fez fora do cargo, já que renunciou ao governo em março para uma tentativa de concorrer à Presidência da República pelo Partido Social Democracia Brasileira. O partido, no entanto, decidiu em convenção que iria apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB).

Divulgação - Eduardo Leite (PSDB) é eleito governador do Rio Grande do Sul - Foto: Italo Santos/Futura Press
Eduardo Leite (PSDB) é eleito governador do Rio Grande do Sul - Foto: Italo Santos/Futura Press

Campanha eleitoral

A disputa direta entre os dois candidatos já havia sido indicada pelas pesquisas de intenção de voto no estado, mas o desempenho de Onyx nas urnas surpreendeu. O ex-ministro do governo Jair Bolsonaro liderou as intenções de voto no primeiro turno e foi o primeiro a garantir uma vaga no segundo turno, com 37,50% dos votos.

Eduardo Leite, por outro lado, teve uma disputa apertada para o segundo turno, com uma diferença pequena para o para o deputado estadual Edegar Pretto (PT). O tucano teve 26,81% e o petista, 26,77%. Foram apenas 2.491 votos de diferença.

Mas já na reta final do segundo turno, Leite virou sobre Onyx e liderou as pesquisas de intenções de voto. A campanha nesse período, inclusive, ficou marcada por polêmicas e homofobia na rixa entre os dois candidatos.

Receba nossas notícias em primeira mão!