Buscar no site

Ciclismo de Assis disputa nesta sexta-feira (16) o Giro Internacional do Interior de São Paulo

Fontes: http://fpciclismo.org.br/

  • 16/03/12
  • 11:00
  • Atualizado há 635 semanas

Ciclismo de Assis disputa nesta sexta-feira (16) o Giro Internacional do Interior de São Paulo

O ciclismo assisense está a todo vapor. A equipe Sportix/Assis - AMEA iniciou a temporada de 2012 acumulando vitórias nos primeiros meses do ano e neste fim de semana encara um desafio internacional com pontuação válida pelo ranking nacional.

Trata-se da quinta edição do Giro Internacional do Interior de São Paulo, realizado na Estância Turística de Barra Bonita. A corrida começa no dia 16 de março num prólogo de 1.100 metros, com largada e chegada em frente à antiga rodoviária. O trajeto escolhido é a Avenida Pedro Ometto, no centro de Barra Bonita, ao lado do Rio Tietê. A concentração acontece a partir das 17h30, com largada às 18h30, e previsão de término para as 19h30.

A Sportix/Assis - AMEA está de malas prontas e na bagagem leva determinação e força de vontade para tentar chegar entre os 10 primeiros, com diversificado trabalho em equipe. Para disputar essas colocações estão os ciclistas: João Marcelo "Canibal", Christian, Bruno, Jocemildo, Luan, Danilo "Neguinho" e Willian.

"O Giro é uma prova de muita resistência, e sabemos que vamos encontrar dificuldades no caminho devido ao calor e ao percurso com relevo desafiador, com a participação das 10 melhores equipes do ranking nacional, além de equipes estrangeiras, que se tornará ainda mais competitiva a prova", enfatizou João Fernando de Maio, ciclista e técnico da equipe Sportix/Assis - AMEA.

"O Giro do Interior de SP é uma prova em que equipes têm como objetivo andar bem, já que o evento abre a temporada de voltas no Brasil. As características da corrida nivelam praticamente todas as equipes por igual, dando chances reais para que todos os times lutem por um lugar no pódio", conta André Pulini, organizador da prova.

"Estou certo de que teremos um ótimo evento como nos outros anos. O Giro do Interior de São Paulo reflete bem a força do ciclismo paulista no cenário nacional. Esse ano, teremos os Jogos Olímpicos e o evento aqui em Barra Bonita serve como seletiva para que a equipe brasileira seja formada. Teremos a presença do técnico da Seleção Brasileira, o Hernandes Quadri Júnior, que com sua experiência e participações em Barcelona-92 e Atlanta-96, observará tudo o que acontece", conclui Pulini.

O Giro Internacional do Interior de São Paulo é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo e da UCI (União Ciclística Internacional), com graduação 2.2 UCI.

Relevo desafiador

A competição vai passar por estradas vicinais com bom piso e por avenidas de Barra Bonita e de cidades vizinhas como Agudos, Horto, Itapuí, Guarapuã e Bocaina.

O Giro do Interior de São Paulo tem como principal característica as etapas disputadas num terreno conhecido no jargão ciclístico como "rompe pernas", ou seja, as disputas na estrada serão num relevo do tipo sobe e desce. Embora não haja serras longas, a alternância contínua de subidas e descidas é um complicador para o pelotão.

"É uma prova com subidas, mas não é necessário ser escalador para vencer. É uma prova para aqueles que estão em boa forma física. São subidas curtas que exigem muita força. Há subidas duras antes das chegadas e o pelotão costuma se quebrar. Há também o vento lateral, que sopra forte em algumas etapas e complica a vida de todos", explicou Pullini.

Programação:

16/03- 18h30 - Prólogo - Contra relógio - 1.100 metros

17/03- 10h - Etapa 1 - Barra Bonita/Agudos/Horto/Barra Bonita - 160km

18/03- 9h30 - Etapa 2 - Itapuí/Bocaina/Guarapuã/Bocaina/Itapuí - 120km

19/03- 10h - Etapa 3 - Circuito em Barra Bonita - 70km

Receba nossas notícias em primeira mão!