Buscar no site

1º Festejo de Cultura Popular do Vale Paranapanema em Assis tem inscrições abertas

Expositores podem se inscrever online para participar do evento

Redação AssisCity com informações da Assesoria de Imprensa

  • 16/08/23
  • 16:00
  • Atualizado há 44 semanas

Encantamentos, Feira de Economia Solidária, Capoeira Angola, Samba Rural, Samba de Bumbo, Maracatu, Espaço Ciranda e shows musicais são algumas das atividades do 1º Festejo da Cultura Popular do Vale Paranapanema que será realizado em Assis no mês de setembro.

O evento celebrará as histórias de origem deste território. A programação completa foi divulgada durante o lançamento do Festejo, no dia 10, e você confere no final desta reportagem.

Serão dois dias de atividades culturais com grande diversidade de ações, em que será possível a participação de todas as pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre a origem da nossa sociedade neste território, bem como sobre as questões indígenas e afrodiaspóricas. Além de um espaço de felicidade, alegria, afeto e encontro, o Festejo é um lugar de formação decolonial.

Pessoas interessadas em expor e comercializar os seus produtos devem se inscrever através deste link e aguardar o contato dos organizadores do evento.

Na programação divulgada há rodas de saberes, ação junto ao conselho Regional de Psicologia, Feira de Economia Solidária com representantes de diversas cidades, Capoeira Angola com Angoleiros do Sertão de Assis, Marília, Bauru e Rancharia, Samba de Bumbo de Santana do Parnaíba, Maracatu de Assis e de Paraguaçu Paulista, Espaço Ciranda com diversas atividades para as crianças, além dos shows com LÝRYCA, artista em retomada indígena de Marília e Tons Afro, banda de mulheres negras de Ourinhos.

A programação é aberta a toda a população de forma gratuita e pode contar com a emissão de certificados para os que tiverem interesse.

As inscrições serão feitas através das redes sociais do Ponto de Cultura Galpão Cultural de Assis.

Compondo junto ao Festejo, acontecerá nos dois dias do evento a Feira de Cultura Popular e Economia Solidária, que além da tradicional feira que acontece às quartas-feiras no Galpão Cultural de Assis, também contará com a presença de artesãs, produtoras de alimentos e comidas típicas de diversas cidades da nossa região, num trecho que abrange de Ourinhos à Rosana.

O Festejo da Cultura Popular do Vale do Paranapanema é uma ação cultural realizada pela CIRCUS (Circuito de Interação de Redes Sociais), - organização da sociedade civil que atua há mais de 20 anos no setor cultural no município de Assis, com expressiva participação na manutenção do Galpão Cultural.

A Prefeitura de Assis está apoiando o evento através da Secretaria da Saúde que dará apoio com atividades e equipe, a Secretatia de Educação é parceria na formação de professores e alojamento e a Secretária de Turismo com a Infraestrutura da feira.

[h6>Programação [/h6>

Dia 23/09

11:00 - Encantamento com Dirce e Susi do Museu Worikg (Arco-íris)

12:00 - Feira de Cultura Popular e Economia Solidária

12:00 - Palco Terra Livre: aberto para intervenções espontâneas

15:00 - Espaço Ciranda: brincadeiras populares

16:00 - Apresentação de Maracatu com Maracatodos e Maracaponto

17:00 - Samba de Bumbo (Ourinhos e Santana de Parnaíba)

21:00 - Show musical com LÝRYCA (Marília)

Dia 24/09

11:00 - Encantamento Quilombola com Zimbauê (Assis) e Mocambo N'zinga (Presidente Prudente)

12:00 - Feira de Cultura Popular e Economia Solidária

14:00 - PalcoTerra Livre: aberto para intervenções espontâneas

15:00 - Espaço Ciranda: brincadeiras populares

16:00 - Roda de Capoeira com Angoleiros do Sertão (grupos de Presidente Prudente, Rancharia, Marília, Bauru e Assis)

18:00 - Samba Rural com Angoleiros do Sertão (grupos de Presidente Prudente, Rancharia, Marília, Bauru e Assis)

19:00-Show musicalcom Tons Afro(Ourinhos)

20:30-EncerramentodoFestejo-Celebraçãodascontinuidades

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos