Buscar no site

A Casa do Povo: Câmara Municipal de Assis, há 105 anos

Cada cidadão assisense tem o direito de ser representado na Câmara Municipal da Cidade

Por Fernando de Freitas Nascimento

  • 20/03/23
  • 11:00
  • Atualizado há 56 semanas

16/118

Contar Uma História de Amor em 118 capítulos sem falar da "Casa do Povo" seria uma jornada incompleta. Cada cidadão assisense tem o direito de ser representado na Câmara Municipal da Cidade. Falaremos sobre isso ao final. Mas, antes, conheça um pouco da história da Casa, que hoje completa 105 anos de fundação.

A 1ª Ata sobre Constituição da Câmara foi lavrada em uma Sessão Extraordinária realizada em 20 de março de 2018. Os vereadores titulares, na ocasião, foram Dr. João Teixeira de Camargo, Manoel Bernardo da Silva, Vicente Fernandes de Carvalho e Salvador Bonilha de Toledo, e os suplentes, Joaquim Moreira Sandoval, Francisco Pinto de Andrade, José Martins de Castro, Luiz Guilherme da Cunha, Antônio Marques de Almeida e José Gonçalves Leme.

Divulgação - Câmara Municipal de Assis - Foto: Divulgação
Câmara Municipal de Assis - Foto: Divulgação

A data de 6 de abril de 1918 marcou as eleições, pelos próprios vereadores, do 1º Prefeito, o vereador Dr. João Teixeira de Camargo, do vice-prefeito, o vereador João Lúcio da Silva, do 1º Presidente, vereador Manuel Bernardo da Silva e do vice-presidente, Vicente Fernandes Figueiredo.

A Câmara foi instalada na esquina das ruas Dr. Luiz Pizza e Floriano Peixoto, e as primeiras leis foram o Regimento Interno, o Código de Posturas e outras prioridades, como escolas municipais, cemitério, contratação de um funcionário para fazer um levantamento sobre o projeto para estradas de rodagem e demais medidas para o desenvolvimento da cidade.

Por um tempo, Prefeitura e Câmara mudaram-se para o prédio que hoje é conhecido como Cine Municipal FEMA Piracaia, e no final dos anos 40, a Câmara funcionou na antiga Casa São Paulo, em frente ao atual prédio do Banco do Brasil.

Nos anos 60, na gestão do Prefeito Ruy Silva, inaugurou-se o prédio da Prefeitura, na Av. Rui Barbosa, local atual, tendo um prédio ao lado que funcionou até 1991 como Câmara Municipal.

Por fim, em dezembro de 1992 foi inaugurado o atual prédio, Edifício Almiro Binato, na Rua José Bonifácio, 1001, oferecendo toda a estrutura para atender aos munícipes.

Durante todo seu tempo de funcionamento, a Câmara Municipal de Assis contou com 40 presidentes, alguns deles em mais de uma legislatura. Nos dias atuais, a Casa é presidida pela Vereadora Viviane Aparecida Del Massa Martins, a segunda mulher a alçar o posto. Foram 175 vereadores ao longo dos anos, entre titulares e suplentes, vários com mais de um mandato.

Divulgação - A Câmara Municipal talvez seja o ente público mais próximo da população - Foto: Divulgação
A Câmara Municipal talvez seja o ente público mais próximo da população - Foto: Divulgação

São 36 funcionários, incluindo estagiários. A TV Câmara, canal oficial de comunicação da Casa, transmite, através dos canais 31,3 digital e 12, da TV a Cabo, as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes. A grade de programação apresenta: Câmara Explica, Câmara em 1 Minuto, Câmara em Ação, Resumo da Semana, Utilidade Pública e Audiências Públicas e Fóruns.

Tal órgão é essencial para o desenvolvimento da cidade, na medida em que os vereadores são responsáveis por debaterem e aprovarem as leis que conduzirão os interesses de Assis. A fiscalização das receitas e despesas do município também é outro objetivo deste Poder Legislativo

A Câmara Municipal talvez seja o ente público mais próximo da população. Um lugar onde todos são representados e têm voz. Devemos considerar a proximidade que temos com os vereadores que elegemos, a fim de que anseios da população em geral sejam atendidos. Não devemos pensar nos eleitos como "funcionários particulares", como muitos podem imaginar e, sim, como pessoas que têm por dever representar a todos, indistintamente, inclusive em tratativas com o poder Executivo. Assim, torna-se essencial fazermos boas escolhas e fiscalizar àqueles que escolhemos.

A história de Assis passa pelas pautas destes homens e mulheres que, repetimos, são nossos representantes mais próximos. Uma verdadeira história de amor que escrevemos a cada dia, em busca de uma vida melhor para todos nós.

Parabéns à Câmara Municipal de Assis por seus 105 anos de fundação!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais