Buscar no site

APAE de Assis: Mais um exemplo de uma história de amor na prática

Especial Assis 118 anos em 118 capítulos

Por Fernando de Freitas Nascimento

  • 21/03/23
  • 10:00
  • Atualizado há 57 semanas

17/118

"O amor não busca seus próprios interesses" recorte de I Coríntios 13, versículo 5

Uma história de amor, que começou a ser contada há 54 anos. Em 18 de março de 1969, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Assis, a APAE foi fundada, através de uma união de pais de crianças com deficiência, que gostariam de um local a para que seus filhos se reunissem, com apoio do Rotary Club de Assis. A sede foi construída em um terreno doado por José Coelho, no Jardim Paulista.

A APAE de Assis é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos.

divulgação - Apae de Assis faz parte dos 118 anos de Assis - Foto: Divulgação
Apae de Assis faz parte dos 118 anos de Assis - Foto: Divulgação

Sua missão é promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.

Como OSC (Sociedade de Organização Civil), por meio de parcerias e convênios com alguns órgãos públicos, atua em três segmentos, ofertados aos alunos e usuários:

Educação, com a aplicação do currículo funcional;

Assistência Social, em projetos de acolhimento, oficinas, orientações, entre outras;

Saúde, através de uma equipe multidisciplinar, com atendimento psicoterapêutico, fisioterápico, musicoterapêutico e de terapia ocupacional.

No segmento da Educação, a APAE não funciona como na escola regular. São matriculados apenas alunos encaminhados pelos convênios e parcerias firmados com a Educação Estadual e Municipal, ou apaeanos, como são chamados seus usuários, de qualquer parte do Brasil.

Na Assistência Social, os encaminhamentos são feitos por órgãos de cuidado social, como CRAS, CREAS. Em ambos os processos, há uma triagem com a Equipe Multidisciplinar.

São atendidas 161 pessoas: 84 usuários da Assistência, entre 30 e 70 anos, e 77 alunos, entre 08 e 29 anos. O atendimento é restrito a crianças. Muitos usuários são assistidos por praticamente toda a sua vida. O objetivo é que consigam desenvolver sua individualidade, para que cada um se torne o mais independente possível.

São 46 colaboradores, entre monitores, cuidadores, professores especializados, educadores sociais, assistente social, musicoterapeuta, psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, captador de recursos, auxiliares administrativos, auxiliares de limpeza, educadores físicos, motorista e diretora.

Possui 03 veículos, um recentemente adquirido através de emenda disponibilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP e outros dois veículos, cedidos pela Prefeitura de Assis.

Resolvemos descrever toda a estrutura da APAE de Assis por dois motivos: primeiro, para que você saiba como funciona a entidade, e tenha certeza que, através de sua direção e do apoio do Rotary Club de Assis, o trabalho é feito com muita seriedade e zelo.

O segundo, e talvez o mais importante, é para lhe convidar a fazer parte disso tudo. Você pode se voluntariar, doar, participar dos eventos de arrecadação de fundos, ou mesmo visitar o local, para conhecer de perto o zelo e seriedade que falamos acima.

Na conversa que tivemos com a Cibele Bandeira, que atualmente ocupa o posto de diretora da entidade, pudemos vislumbrar o quanto é importante o trabalho feito com pessoas que que carecem de cuidados especiais. O carinho e atenção com que alunos e usuários são tratados diariamente, demonstram que (ainda) há amor para ser espalhado

Faça parte da APAE como você puder. É uma ótima chance para fazer com que este lindo capítulo da história de Assis continue a ser escrito. A amizade, às vezes, vem de onde você menos espera. Envolva-se!

Parabéns APAE Assis, pelo aniversário recente e, principalmente, pelo trabalho.

Obrigado!

Qual história de amor que contaremos amanhã em comemoração aos 118 anos de Assis?

Receba nossas notícias em primeira mão!