Buscar no site

Assis recebe a 1ª Mostra Terrytóryos de Cinema e Educação com filmes produzidos na cidade

Evento é gratuito

Assessoria de Comunicação

  • 24/02/24
  • 09:00
  • Atualizado há 9 semanas

Nos dias 29 de fevereiro, 1º e 2 de março, Assis recebe uma programação diversificada com a 1ª Mostra Terrytóryos de Cinema e Educação. Este evento de três dias oferece, com entrada gratuita, uma seleção de filmes produzidos localmente em processos formativos, tanto dentro quanto fora das escolas, em colaboração criativa com comunidades locais, coletivos regionais e artistas do interior.

Além dos filmes produzidos nas oficinas do Polo Audiovisual do Velho Oeste, o evento contará também com rodas de conversa e sessão de filmes produzidos por grupos que atuam na interface entre Cinema e Educação, como o Kino-Olho (Rio Claro-SP), Im@go (UNESP Rio Claro-SP), OLHO (UNICAMP) e Mostra Kino (Campinas).

Divulgação - Assis recebe a 1ª Mostra Terrytóryos de Cinema e Educação com filmes produzidos na cidade - Foto: Divulgação
Assis recebe a 1ª Mostra Terrytóryos de Cinema e Educação com filmes produzidos na cidade - Foto: Divulgação

A realização é da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e produzida pelo Polo Audiovisual do Velho Oeste em parceria com a Circus (Circuito de Interação de Redes Sociais). A FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis) e o Galpão Cultural apoiam a iniciativa.

A Mostra Terrytóryos oferecerá uma variedade de atividades gratuitas ao longo dos três dias, voltada para estudantes, professoras e interessados por arte/educação. O Galpão Cultural e o Cine FEMA Piracaia serão os palcos principais deste evento, onde o público terá a oportunidade de mergulhar em produções cinematográficas e participar de debates que refletem a riqueza cultural interiorana e a potencialidade do cinema e da educação.

Divulgação - Cursos foram oferecidos gratuitamente através da iniciativa do Polo Audiovisual do Velho Oeste - Foto: Divulgação
Cursos foram oferecidos gratuitamente através da iniciativa do Polo Audiovisual do Velho Oeste - Foto: Divulgação

A programação promete inspirar, educar e abrir possibilidades criativas para a democratização da produção audiovisual, proporcionando uma experiência única para a população de Assis e região. Para Rogério Borges, cineasta e coordenador do projeto Formação do Polo Audiovisual do Velho Oeste, "a Mostra surgiu pela necessidade de criarmos um festival voltado apenas para os filmes gravados em processos formativos, uma vez que nossa atuação na região é abrangente, passando por vários municípios do Vale do Paranapanema e Oeste Paulista", disse. "É uma forma das pessoas criarem condições para produzir audiovisual e se reconhecerem nas telas do cinema", concluiu Borges.

Confira a programação completa:

29/02 - Quinta

- 8h30 Sessão Infantil I - CINE FEMA Piracaia (Filmes Mostra Kino - Campinas)

- 14h30 roda de conversa Cinema e Educação I no Galpão Cultural com Cláudia do Canto - Kino-Olho/Im@go e Alessandra Martins - UNESP Assis/Oeste Cooperativa. A mediação será realizada por Priscila Sales.

- 20h Sessão Veredas (Filmes promovidos pela Secretaria Municipal da Educação de Assis) - CINE Fema Piracaia

Filmes:

- Tem Uma Câmera Na Minha Escola

- Chama no Passinho

- Mundo Encantado News

- Vamos Todos Morrer Empoeirados

01/03 - Sexta

- 14h30 Sessão Infantil II - CINE FEMA Piracaia (filmes Mostra Kino - Campinas)

- 20h Sessão Tecendo Redes - CINE FEMA Piracaia

Filmes:

- A Vida na Terra

- Transcentro, logo resisto!

- Quase tudo sobre o nosso mundo

- RDC - Ritmos do CEU

02/03 - Sábado

- 14h30 roda de conversa Cinema e Educação II no Galpão Cultural com Wenceslao Machado de Oliveira Jr, Damaris Guedes e Renata Lanza.

- 20h Sessão Desdobras - CINE FEMA Piracaia

- 22h - Festa de encerramento no Galpão Cultural com discotecagem de Negroove, Sementes Nativas, Rogério Borges, Guilherme Xavier e Isadora Torres

Receba nossas notícias em primeira mão!