Buscar no site

Assis recebe totem de sinalização turística para promover seus atrativos

Totem instalado na Praça da Igreja Catedral destaca a rica história e as opções de lazer da cidade; veja as fotos

Redação AssisCity

  • 31/05/23
  • 16:00
  • Atualizado há 47 semanas

Na última semana Assis recebeu um novo elemento em sua paisagem urbana: um totem de sinalização turística. Localizado na Praça da Igreja Catedral, o totem tem como objetivo principal promover os atrativos turísticos da cidade e despertar o interesse dos visitantes em conhecer suas riquezas culturais e históricas.

Loraine Barbosa, responsável pelo turismo de Assis, enfatizou a importância desse totem como uma ferramenta para incentivar as pessoas a explorarem o potencial turístico da cidade. "Queremos que os moradores e visitantes conheçam e apreciem tudo o que Assis tem a oferecer. Temos uma história rica e uma variedade de opções de lazer que merecem ser divulgadas", afirmou ao Portal AssisCity.

O totem faz parte do Programa de Sinalização Turística desenvolvido pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, que busca valorizar as diferentes regiões turísticas do Estado de São Paulo.

Divulgação - Totem na Catedral (Padre David ao lado de Loraine Barbosa e ministra Cássia) - Foto: Divulgação
Totem na Catedral (Padre David ao lado de Loraine Barbosa e ministra Cássia) - Foto: Divulgação

Com sua estrutura visualmente atraente, o totem exibe o nome do município, a região turística correspondente, um ícone representativo e um QR Code que direciona os interessados para a página promocional da região turística.

Assis e o turismo

Assis, conhecida como a "Capital do Paranapanema" e "Cidade Fraternal", tem uma história marcada pela importância do seu eixo ferroviário e pela presença de uma das maiores oficinas de trens do Brasil.

A antiga Estação Ferroviária, totalmente revitalizada e abrigando a Secretaria de Cultura, também oferece um arquivo que conta a história da chegada da estrada de ferro na cidade.

Além disso, Assis é sede da "Região de Governo do Estado e do Consórcio Intermunicipal Vale do Paranapanema" (CIVAP), que engloba outros 20 municípios e possui uma população de aproximadamente 400 mil habitantes.

Divulgação/Mundozinhos - Estátua do São Francisco de Assis na Avenida Rui Barbosa - Foto: Mundozinhos
Estátua do São Francisco de Assis na Avenida Rui Barbosa - Foto: Mundozinhos

No âmbito turístico, o município conta com atrações como o Museu de História da Arte de Assis, localizado na "Casa de Taipa", a primeira residência construída na cidade. O museu abriga peças e objetos que reconstituem o modo de vida das famílias no início da fundação do município, com entrada gratuita para os visitantes.

No que diz respeito ao turismo religioso, destaca-se a imponente Catedral Diocesana de Assis, cuja arquitetura exuberante atrai aqueles interessados em religiosidade e história. Além disso, a cidade abriga a Capela do Sagrado Coração de Jesus, de São Francisco de Assis e da Obra-Pía do Pão de Santo Antônio, remontando às origens do povoado de Assis.

Divulgação/Mundozinhos - Catedral de Assis - Foto: Mundozinhos
Catedral de Assis - Foto: Mundozinhos

Assis também oferece opções de lazer e diversão, como o Parque Buracão, que conta com playground, pista para caminhada, academia ao ar livre, orquidário, jardim sensorial, Museu de Arte Primitiva (MAPA) e quadras esportivas. Anexo ao Parque Buracão, os visitantes podem desfrutar do Parque da Juventude, que oferece passeios emocionantes e muita adrenalina nos fins de semana e feriados. O local dispõe de pistas de mountain bike, BMX, trilhas, skibunda e até uma famosa tirolesa.

Para os amantes da cultura, o Teatro Municipal "Padre Enzo Ticinelli" é um destaque em Assis. Inaugurado em 25 de abril de 1992, o teatro recebeu a primeira apresentação do espetáculo "Quadrante", protagonizado pelo renomado ator e autor Paulo Autran.

Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Teatro Municipal oferece 440 lugares e possui uma qualidade excepcional de palco e caixa cênica, surpreendendo técnicos e especialistas com sua acústica impecável. Além disso, o prédio anexo ao teatro abriga salas de aula de ballet e música, atendendo mais de 1.000 alunos por ano.

Com a instalação do totem de sinalização turística, Assis reforça seu compromisso em promover seu potencial turístico e atrair visitantes para explorar sua história, cultura e opções de lazer. A cidade está pronta para receber aqueles que desejam conhecer suas belezas e vivenciar experiências únicas.

"Se você está em busca de um destino que ofereça história, cultura, opções de lazer e uma recepção calorosa, Assis é o lugar ideal para você explorar.

Divulgação/Mundozinhos - Estátua do São Francisco de Assis na Avenida Rui Barbosa - Foto: Mundozinhos
Estátua do São Francisco de Assis na Avenida Rui Barbosa - Foto: Mundozinhos

Deixe-se encantar por suas atrações e descubra tudo o que essa cidade encantadora tem a oferecer", finaliza Loraine.

Veja mais fotos:

Receba nossas notícias em primeira mão!