Buscar no site

Assis se mantém na fase laranja segundo Plano São Paulo

A medida é válida até 7 de agosto

Redação AssisCity

  • 24/07/20
  • 14:00
  • Atualizado há 199 semanas

Conforme anunciada em coletiva nessa sexta-feira, 24, Assis mantém-se na fase laranja, por pertencer ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, não tendo assim avançado no Plano São Paulo de flexibilização das atividades econômicas, mas pode mudar após reavaliações da região, cujo anúncio deverá ocorrer no 7 de agosto.

O novo plano passa a valer na próxima semana e na sexta-feira (31) haverá uma reavaliação das regiões, mas apenas podendo regredir de fase. No dia 7 de agosto, o governo deve fazer uma nova avaliação geral.

Assis já se encontrava na fase laranja e quando todos esperavam uma flexibilização e avanço de fase, houve o rebaixamento para a fase laranja, vistos os critérios de avaliações de classificação, considerando ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs); total de leitos por 100 mil habitantes; variação de novas internações, em comparação com a semana anterior; variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior; e variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.

O critério que tem maior peso na classificação de cada região é a variação de novas internações (peso 4), seguido pela taxa de ocupação de UTIs (peso 3).

O Plano São Paulo estabelece o que é permitido em cada fase, conforme se segue:

Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais

Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições

Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores

Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3

Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

Divulgação - Plano do governo de São Paulo para flexibilização da quarentena no estado — Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
Plano do governo de São Paulo para flexibilização da quarentena no estado — Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

De acordo com o plano do governo, as prefeituras terão autonomia para flexibilizar setores estabelecidos. Com isso, municípios que estiverem nas fases 2, 3 e 4 poderão flexibilizar determinados setores anunciados anteriormente.

A flexibilização deverá ser feita por decreto pelos prefeitos das cidades observando também os planos regionais.

Receba nossas notícias em primeira mão!