Buscar no site

Assis terá semana de calor extremo com temperatura próxima aos 40ºC

Pico de calor será durante o final de semana na troca de estação

Redação AssisCity

  • 18/09/23
  • 10:00
  • Atualizado há 40 semanas

O Brasil enfrenta uma onda de calor excepcional nos próximos dias, com temperaturas acima de 40ºC em grande parte do país, segundo a MetSul Meteorologia.

MetSul - Assis terá semana de calor extremo com temperaturas próxima aos 40ºC - FOTO: MetSul
Assis terá semana de calor extremo com temperaturas próxima aos 40ºC - FOTO: MetSul

O calor deve começar a subir a partir de quarta-feira, dia 20 de setembro, com máximas de 34ºC em algumas cidades. Na quinta-feira, dia 21 de setembro, as temperaturas podem chegar a 35ºC. Na sexta-feira, o calor deve atingir seu pico, com máximas de até 40ºC em alguns estados, como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

O fenômeno será causado por uma bolha de calor, que se denomina também de domo ou cúpula de calor (em inglês é chamada de heat dome) ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente (subsidência). Isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar. Em suma, uma cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela. Esta bolha de calor de agora vai estar com seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.

A Defesa Civil alerta para os riscos do calor intenso, principalmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

Temperatura em Assis poderá passar dos 40º C

Em Assis, a previsão é de que as temperaturas na cidade cheguem até os 40ºC, conforme explica o comentarista da previsão do tempo do Portal AssisCity, professor Thiago Hernandes. "Nós vamos ter uma semana marcada por temperaturas extremamente elevadas, com mínimas ficando aí na casa de 19º, 20º, 21º C e temperaturas máximas ficando aí na casa de 40º.C, sendo que a projeção para o final de semana, no sábado, 41º e no domingo, a máxima poderá chegar a 43º C", explicou.

Recomendações para lidar com o calor intenso:

> Beba bastante líquido, principalmente água.

> Evite atividades físicas ao ar livre durante o dia.

> Use roupas leves e claras.

> Proteja a cabeça do sol com chapéu ou boné.

> Use protetor solar.

> Evite bebidas alcoólicas e cafeinadas.

Fique atento aos sinais de desidratação, como sede excessiva, boca seca, urina escura e fadiga.

Em caso de sintomas de insolação, como febre, dor de cabeça, vômitos e tontura, procure um médico imediatamente.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos