Buscar no site

Assiscity: companheiro o dia inteiro, todos os dias

O Assiscity tem cumprido seu papel. De mostrar as histórias de Assis, da região, do país e do mundo. Notícias boas e ruins. Quem dera a vida fosse feita apenas de coisas que nos agradam.

Fernando Nascimento

  • 10/06/23
  • 11:00
  • Atualizado há 49 semanas

98/118

Série: Assis 118 anos

Se você observar um pouco dos 118 anos de história que temos relatado por aqui, uma das coisas mais marcantes é o avanço da tecnologia. E, obviamente, não só em Assis, mas no mundo inteiro, algumas coisas parecem que aconteceram mais rápido. Tente imaginar, não muitos anos atrás, você lendo este texto sem o seu smartphone, com internet 4G, ou seu computador, com um belo sinal de wi-fi.

Na flor de meus quase 45 anos, me lembro, por exemplo, de ter que esperar para ler uma notícia (nos jornais) no dia seguinte, e desde que o fato noticiado não houvesse ocorrido no fim da noite, pois os periódicos já tinham ido para a gráfica. O acesso à informação era muito, muito mais… difícil. Hoje, temos tudo na palma da mão, a um clique.

Divulgação - Assiscity: companheiro o dia inteiro, todos os dias
Assiscity: companheiro o dia inteiro, todos os dias

E é justamente sobre isso que falaremos. Nosso capítulo de hoje contará um pouco da história de quem, literalmente, conta histórias de Assis e região desde 2011. "Você viu no Assiscity?" é, certamente, uma das perguntas mais repetidas nas rodas de conversas. O motivo é muito simples: a história da cidade passa por aqui. Bora conhecer um pouquinho do companheiro do dia inteiro, todos os dias?

Bruna Barreto Fernandes, formada em Jornalismo pela FEMA e em Comunicação Popular e Comunitária pela UEL, 38 anos, empreendedora e mãe de dois e esposa nas horas livres, trouxe para a cidade a ideia de um portal de hard news, ou notícias em tempo real, após uma experiência promissora no site www.paraguacity.com, da vizinha Paraguaçu Paulista do qual fez parte enquanto trabalhou em uma rádio de lá.

Divulgação - Bruna Fernandes, gestora do Portal AssisCity - Foto: Divulgação
Bruna Fernandes, gestora do Portal AssisCity - Foto: Divulgação

Nascia o Portal Assiscity, www.AssisCity.com. Quando as redes sociais "ainda eram mato", um modelo de dar notícias quase que instantaneamente, logo após acontecerem, era diferencial em cidades do interior. E o desafio foi (e ainda é) gigantesco. A experiência da Bruna como repórter de rádio, em coberturas ao vivo, foi determinante para a formatação do Portal. Estar onde a notícia acontece. Mais que "um furo de reportagem", como se diz no jargão jornalístico, o objetivo é deixar o leitor bem informado o mais rápido possível. Afinal, a notícia informa e transforma. E isso não pode ser demorado, ainda mais nos dias de hoje.

Desta forma, o Assiscity tem cumprido seu papel. De mostrar as histórias de Assis, da região, do país e do mundo. Notícias boas e ruins. Quem dera a vida fosse feita apenas de coisas que nos agradam. Não é fácil noticiar aquilo que não se quer ler ou ouvir. Mas o pessoal tem estado ao nosso lado todos os dias, nos mostrando como a vida é.

E o trabalho social? Também acontece por aqui. O Assiscity tem se esforçado para auxiliar entidades que dão voz às pessoas que precisam. E, principalmente, ampliar esta voz. Também tem estado ao lado dos assisenses em coisas simples (aos olhos da massa), mas extremamente importantes para quem vive a situação. Quantos pets desaparecidos não foram localizados graças à divulgação do Assiscity? Pedidos de ajuda, você vê por aqui.

Divulgação

E eventos. O portal está presente nas grandes festas de nossa cidade, sempre ajudando a divulgar, em especial trabalhos de arrecadação de fundos para entidades. Momentos cívicos? Sim, o Assiscity não falha. As grandes coberturas, por exemplo, das eleições, são feitas em parceria com outros players do mercado local e são um verdadeiro sucesso. Entretenimento, também não falta. Informações e dicas, você pode ler com os colunistas (aliás, foi assim que comecei por aqui)

A parte comercial também é presente no Assiscity, onde as melhores empresas da cidade podem mostrar seus produtos e serviços e, assim, movimentar a economia local. Durante o ano, várias campanhas são realizadas em parceria, como Mamãe Conectada, Papai Conectado e Natal Conectado. Publicações escritas e em vídeo. No site e nas redes sociais.

Nosso especial, "Uma história de amor contada em 118 capítulos", também tem sido um sucesso e uma iniciativa inédita em Assis.

Divulgação - Equipe: Nádia Neder, Giovana Machado, Bruna Fernandes, Paula Burali e Mirella Lopes - Foto: Divulgação
Equipe: Nádia Neder, Giovana Machado, Bruna Fernandes, Paula Burali e Mirella Lopes - Foto: Divulgação

Por tudo isso, e muito mais, podemos dizer que o Assiscity tem feito parte da vida de cerca de 500 mil pessoas (o total aproximado da população diretamente coberta pelo Portal). Mas, é claro que, em tempo de globalização, pessoas de todo o planeta ficam sabendo o que acontece em nossa região. Com aproximadamente 2,2 milhões de páginas visualizadas por mês, Assis passa por aqui.

De segunda a sexta, com plantões, aos finais de semana e feriados, para que nenhuma informação fique de fora. Hoje, a equipe conta, além da gestão da Bruna, com a Giovana Machado e a Mirella Lopes na apuração das notícias, a Nádia Neder e a Paula Burali no comercial e alguns colunistas. Muita gente boa também passou por aqui. Eu, sou uma espécie de freelancer, escrevo para apresentar meu trabalho como escritor (e por diversão), e espero que você gostem dos textos.

Uma história de amor que, há 12 anos, tem contado histórias de amor. Que você lê e vê todos os dias. Só no Assiscity.

Divulgação - Fernando Nascimento - Foto: Divulgação
Fernando Nascimento - Foto: Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!