Buscar no site

Assisense é aprovado em mestrado em Portugal e precisa de ajuda para custear suas despesas

Renato Augusto do Carmo Turone de 26 anos contou ao Portal AssisCity sobre como perseverou para chegar até esse grande momento

Redação AssisCity

  • 24/05/23
  • 16:00
  • Atualizado há 48 semanas

O jovem assisense Renato Augusto do Carmo Turone de 26 anos é estudante de Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e recentemente foi admitido em um curso de mestrado no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal.

No entanto, essa oportunidade se tornou um desafio financeiro, já que todas as despesas, desde visto até moradia e alimentação, ficarão a cargo do próprio estudante.

Renato contou ao Portal AssisCity sobre como perseverou para chegar até esse grande momento. O jovem também foi aluno da EMEIF Guiomar Namo de Mello, no ensino fundamental, na E.E. Carolina Francini Burali e concluiu o ensino médio na E.E. Lourdes Pereira.

Durante o ensino médio, Renato ingressou no curso técnico em mecânica da ETEC e logo depois conseguiu um emprego como jovem aprendiz em uma empresa de renome no município. Porém, apesar de seu esforço, não foi aprovado para cursar a universidade pública na época.

Divulgação - Renato Augusto do Carmo Turone de 26 anos - Foto: Divulgação
Renato Augusto do Carmo Turone de 26 anos - Foto: Divulgação

Determinado a realizar seu sonho de cursar a universidade, Renato decidiu investir em um cursinho pré-vestibular para aumentar suas chances. Ele conta que na época recebia um salário de R$ 788,00 e pagava R$ 550,00 no cursinho. "Durante um ano, enfrentei uma rotina intensa, eu estudava no cursinho pela manhã, trabalhava à tarde e frequentava o curso técnico à noite, percorrendo um trajeto de 10 km de bicicleta diariamente", explica.

Seu esforço valeu a pena quando, ao concluir o curso técnico e encerrar o vínculo com a empresa em que trabalhava, Renato foi aprovado na universidade.

Agora, próximo de concluir sua graduação em Engenharia Mecânica, ele foi agraciado com a oportunidade de cursar o mestrado em Engenharia Industrial - Mecânica no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal.

Pedido de ajuda

No entanto, as despesas que acompanham essa conquista são um desafio financeiro para Renato.

Como as taxas de visto, passaporte, passagem, moradia e alimentação são de responsabilidade do estudante, ele decidiu criar uma vaquinha online para arrecadar fundos e viabilizar essa oportunidade única.

Renato explica: "Estou muito feliz por ter sido aceito para o mestrado em Portugal, mas não tenho condições financeiras para arcar com todas as despesas. A vaquinha é uma forma de buscar apoio para tornar esse sonho realidade", explica.

Para aqueles que desejam ajudar Renato a conquistar seu sonho e contribuir para sua jornada acadêmica, a vaquinha online foi criada.

Ele afirma que qualquer valor doado será fundamental para aliviar o fardo financeiro e permitir que ele possa se concentrar em seu mestrado sem se preocupar com as despesas.

Divulgação - Carta de aceitação de Renato - Foto: Divulgação
Carta de aceitação de Renato - Foto: Divulgação

A carta de aceitação emitida pelo Instituto Politécnico de Bragança, que confirma sua admissão no programa de mestrado em Engenharia Industrial - Mecânica, valida a oportunidade única que Renato tem pela frente. De acordo com o acordo bilateral entre o Instituto e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Renato estará isento do pagamento durante seu período de estudos.

Além disso, o Gabinete de Relações Internacionais do Instituto irá fornecer suporte para encontrar alojamento adequado para Renato durante sua estadia em Portugal, o que é uma ajuda inestimável.

Clique no link da vakinha para ajudar Renato: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/estudo-renato-augusto-do-carmo-turone

Receba nossas notícias em primeira mão!