Buscar no site

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal: se é público, é para todos

Especial Assis 118 anos

Fernando Nascimento

  • 17/06/23
  • 11:00
  • Atualizado há 48 semanas

105/118

No capítulo de hojedo Especial Assis 118 anos, falaremos dos dois bancos públicos ainda em atividade em nossa cidade. Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Nos dias de hoje, frequentar uma agência bancária é raro. Os bancos estão cada vez mais digitais, e sabemos que este é um caminho irreversível. Mas, ainda assim, os bancos estão presentes no cotidiano de muitas pessoas, e relembraremos um pouco disso no capítulo de hoje.

Infelizmente, o acesso a dados históricos das instituições bancárias é um pouco restrito. Utilizamos informações obtidas de funcionários antigos (a quem agradecemos), e outras retiradas da internet e, assim, fizemos um pequeno apanhado da história destes dois bancos. Como sempre, contribuições para complementar as histórias são sempre bem-vindas.

O Banco do Brasil é a primeira instituição financeira do Brasil, criada pelo Rei D. João VI no ano de 1808, e tinha o objetivo de financiar a abertura de empresas manufatureiras na época do Brasil colônia. Hoje, é uma sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil em 50% das ações.

Divulgação - Banco do Brasil ag 1 - Foto: Divulgação
Banco do Brasil ag 1 - Foto: Divulgação

Em Assis, o banco está presente desde os anos 50. Funcionou na Rua Capitão Francisco Rodrigues Garcia e, no final da década, com a atuação do então deputado Zeca Santilli, foi construído o novo edifício, localizado na Praça Arlindo Luz, onde permaneceu por pouco mais de 20 anos e chegou a ter mais de 120 funcionários.

Divulgação - Banco do Brasill ag 2 - Foto: Divulgação
Banco do Brasill ag 2 - Foto: Divulgação

No início da década de 80, o imponente edifício, atual, na esquina da Avenida Rui Barbosa com a Rua J V da Cunha e Silva, foi inaugurado Com a incorporação do Banco Nossa Caixa S/A, ocorrido em 2009, o BB passou a ter a segunda agência em Assis, localizada em frente à Catedral.

O banco, dentre todas as atividades comerciais, é gestor do PASEP, a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, dos servidores federais, estaduais e municipais e os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista. O carro-chefe das operações do BB, sem dúvida, é o crédito rural, onde responde por mais de 50% do mercado brasileiro. Muitos dos alimentos que chegam à nossa mesa, tiveram sua produção financiada pelo BB.

Já a Caixa Econômica Federal é o maior banco público da América Latina. Foi criada em 12 de janeiro de 1861, pelo Decreto n° 2.723, assinado por D.Pedro II, no qual dava origem à Caixa Econômica e Monte de Socorro.

Divulgação - Agencia Caixa Nove de Julho - Foto: Divulgação
Agencia Caixa Nove de Julho - Foto: Divulgação

Por aqui, foi inaugurada em 1962, e funcionou na Av Rui Barbosa (próximo ao Banco do Brasil), até a inauguração do novo prédio, em 1999, localizado na Avenida Nove de Julho, esquina com a Sebastião Leite do Canto. Em 2012, a segunda agência da CEF da cidade, localizada na Avenida Rui Barbosa, próximo à esquina, próxima à Galeria PerTutti.

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal: se é público, é para todos
Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal: se é público, é para todos

Durante a pandemia de Covid-19, a Caixa foi responsável pelo pagamento do Auxílio Emergencial. Também é gestora do PIS (Programa de Integração Social) e do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), além de responsável pelas lotéricas em nosso país. Também possui a maior carteira de crédito habitacional do país. Muitas das casas de nossa cidade foram financiadas pelo banco, o que faz dela uma realizadora de sonhos.

Divulgação - Agencia Portal do Paranapanema - Foto: Divulgação
Agencia Portal do Paranapanema - Foto: Divulgação

Ambas as instituições bancárias também são agentes para repasse de verbas governamentais, entre elas obras de infra-estrutura. A construção de Assis passou, e ainda passará por estes bancos. Verdadeiras histórias de amor.

Divulgação - Banco do Brasil Praça Arlindo Luz - Foto: (Facebook Memóia Fotográfica Assisense)
Banco do Brasil Praça Arlindo Luz - Foto: (Facebook Memóia Fotográfica Assisense)

Receba nossas notícias em primeira mão!