Buscar no site

Cateterismo e Angioplastia bem-sucedidos na Santa Casa de Assis salvam vida de paciente encaminhado pela rede de urgência referenciada

O atendimento cardiovascular realizado imediatamente após um quadro de infarto salvou a vida de um paciente nesta terça-feira e poderia salvar muitas outras vidas se serviço cardiológico da Santa Casa de Assis fosse credenciado pelo SUS

Assessoria de Comunicação

  • 17/04/24
  • 11:00
  • Atualizado há 1 semana

A Santa Casa de Assis, referência em procedimentos cardiológicos na região, realizou na manhã desta terça-feira mais uma intervenção bem-sucedida em seu serviço de Hemodinâmica e salvou mais uma vida, que estava com risco iminente de morte. Desta vez o fato envolveu um paciente encaminhado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município em estado grave, com infarto agudo do miocárdio.

Compromissada com sua missão de salvar vidas, as equipes da Santa Casa de Assis, em especial a equipe cardiológica acolheram prontamente este paciente e devido à seriedade de seu estado de saúde, uma intervenção de emergência se fez necessária. Assim, foi realizada uma angioplastia coronária e o cateterismo.

Os procedimentos bem-sucedidos foram conduzidos com maestria pelo cardiologista da instituição, Dr. Freddy Brito Moscoso, juntamente com os demais membros da equipe do serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Assis, Assiscor. Com habilidade, as intervenções restauraram o fluxo sanguíneo na artéria obstruída, evitando complicações maiores.

Divulgação/Santa Casa de Assis - Dr. Freddy Brito Moscoso, cardiologista da instituição - Foto: Divulgação/Santa Casa de Assis
Dr. Freddy Brito Moscoso, cardiologista da instituição - Foto: Divulgação/Santa Casa de Assis

Este foi um exemplo claro de que o atendimento especializado, num espaço curto de tempo salva vidas, principalmente em casos cardiovasculares.

Os serviços prestados e todo o material utilizado foram voluntariamente doados pela Hemodinâmica e Santa Casa de Assis, já que este serviço não é credenciado pelo SUS. Se fôssemos aguardar o encaminhamento para um hospital credenciado, certamente o paciente poderia ter perdido sua vida.

CREDENCIAMENTO SUS

A rapidez no atendimento e o sucesso da intervenção, reforçam a relevância de um serviço cardiológico de urgência e ressaltam a necessidade do credenciamento da cardiologia da Santa Casa de Assis pelo Sistema Único de Saúde - SUS, possibilitando para todos os pacientes a mesma esperança de vida possibilitada ao homem de 64 anos, nesta semana.

Divulgação/Santa Casa de Assis - O atendimento cardiovascular realizado imediatamente após um quadro de infarto salvou a vida de um paciente nesta terça-feira - Foto: Divulgação/Santa Casa de Assis
O atendimento cardiovascular realizado imediatamente após um quadro de infarto salvou a vida de um paciente nesta terça-feira - Foto: Divulgação/Santa Casa de Assis

A Santa Casa de Assis já tentou nos últimos anos e continua pedindo apoio de lideranças políticas para conseguir este feito, porém parte deste processo envolve também o poder público municipal, estadual e federal. Recentemente, a Instituição fez uma nova reivindicação, desta vez à Secretaria Estadual de Saúde, que possibilite o acesso emergencial à população pertencente aos municípios referenciados.

Este credenciamento permitirá que a Santa Casa de Assis continue salvando muitas vidas, especialmente de pessoas que precisam de um acolhimento urgente pela saúde pública, as quais hoje precisam percorrer consideráveis distâncias para receber o atendimento adequado, muitas vezes perdendo a vida antes de chegar no serviço de referência mais próximo.

"Acreditamos firmemente na importância de agir com rapidez e eficiência em casos como esse. Graças à estrutura completa da nossa Instituição e uma equipe extremamente preparada, conseguimos intervir a tempo e salvar a vida desse paciente", afirmou o Dr. Freddy.

A Santa Casa de Assis se consolidou como uma verdadeira referência em atendimento cardiovascular e reitera seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade, continuando seus investimentos em tecnologia de ponta e capacitação profissional para oferecer os mais avançados tratamentos médicos.

Receba nossas notícias em primeira mão!