Buscar no site

Comemorações de aniversário da Biblioteca Municipal começam nesta segunda-feira em Assis

Espaço está completando 83 anos de sua fundação

Assessoria de Comunicação

  • 20/05/24
  • 15:00
  • Atualizado há 4 semanas

Assis, 20 de maio de 1941, um marco para a cidade: foi nesse dia que se iniciou a primeira página da história da Biblioteca Municipal de Assis "Nina Silva" que foi criada pela Lei nº 66, de 20 de maio de 1941. Para celebrar os 83 anos do equipamento público, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação especial, com atividades gratuitas.

Para iniciar as comemorações, no dia 17/05/2024, foi realizado à Tarde Literária no espaço, com a presença de escritores, roteiristas e pesquisadores. O evento teve como objetivo a aproximação entre população, espaço e autores através de um bate papo, onde foi apresentado a biblioteca, as obras produzidas, o processo de criação e demais assuntos referentes ao tema.

Divulgação - Biblioteca completa 83 anos nesta segunda-feira, 20 de maio - Foto: Divulgação
Biblioteca completa 83 anos nesta segunda-feira, 20 de maio - Foto: Divulgação

Na sexta-feira, dia 24 de maio, alunos da rede estadual de ensino da EMEF Prof. Léo Pizzato realizaram uma visita guiada a biblioteca para conhecerem o espaço e o acervo.

No período de 08 de abril a 08 de junho de 2024, está disponível na sala de leitura da Biblioteca a Mostra de Arte FELINA - UMA MENTE COM DOIS LADOS DIFERENTES. Esta Mostra de Arte propõe evidenciar a trajetória da artista, autodidata, Felina, que se insere no campo das artes explorando diversos suportes de linguagens artísticas, como textos, poemas, pinturas, publicações em fanzines, e, também, em constante transformação e interlocução com outras culturas, pessoas, espaços cotidianos, lugares e sua própria inspiração criativa.

A Biblioteca também disponibiliza mensalmente uma publicação de Dicas Literárias com dicas de títulos e autores e de livros disponíveis na Biblioteca. O Informativo está disponível impresso na Biblioteca e digitalmente através do site www.biblionassis.org.

Divulgação - A Biblioteca Municipal de Assis
A Biblioteca Municipal de Assis "Nina Silva" funciona de segunda a sexta-feira no período das 8h até as 11h30 e das 13h até ás 17h - Foto: Divulgação

Além das atrações, já mencionadas todas as pessoas que tiverem empréstimos de livros em atraso poderão ter suas multas perdoadas. "Este será também o mês do perdão, com uma oportunidade muito importante para normalizar a situação daqueles que ainda não fizeram a devolução dos exemplares emprestados", disse a Bibliotecária Débora Every. No período de 20 de maio de 2024 a 21 de junho de 2024, as pessoas que tiverem empréstimos de livros em atraso poderão ter suas multas perdoadas.

A Biblioteca Municipal de Assis "Nina Silva" funciona de segunda a sexta-feira no período das 8h até as 11h30 e das 13h até ás 17h.

A Biblioteca

Com mais de 33 mil títulos, a Biblioteca Municipal de Assis "Nina Silva" acompanha o desenvolvimento do município e não se restringe apenas à literatura, diversificando cada vez o calendário cultural. "Acredito que é uma tendência. Temos feito um movimento de trazer a cultura cada vez mais perto, dando vida para o espaço. Assim, envolvemos todas as expressões artísticas, desde palestras, cursos, oficinas, exposições, além da leitura, tornando a biblioteca municipal e o Centro Cultural "Dona Pimpa" um verdadeiro espaço de cultura e conhecimento", disse o Secretário Municipal de Cultura de Assis, Emerson Gonçalves.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos