Buscar no site

Comunidade Kolping de Santa Cecília: extraindo o melhor de cada indivíduo

"A Salvação do homem começa com o reestabelecimento do vínculo mais forte que o homem mantém entre si: O vínculo familiar"

Fernando Nascimento

  • 25/05/23
  • 10:00
  • Atualizado há 48 semanas

82/118

Hoje contaremos uma daquelas histórias que são prazerosas de conhecer. De amor prático, como costumamos chamar por aqui. Da Alemanha para nossas crianças (e jovens e mulheres adultas), a Comunidade Kolping de Santa Cecília.

A Obra Kolping teve seu embrião em 6 de maio de 1849 com um pequeno grupo de jovens, denominada Associação dos Artífices. Seu idealizador foi o padre alemão chamado Adolfo Kolping. Aprendiz de sapateiro, quando jovem, foi ordenado Sacerdote na Igreja dos Minoritas, na cidade de Colônia.

Lá, encontrou-se com a miséria dos trabalhadores, por causa da mudança social da industrialização, e sentiu vontade de contribuir para que toda essa situação mudasse para melhor. Com seu grupo, começou a ajudar as pessoas, ensinado o ofício de sapateiro.

Divulgação - A chegada em Assis foi em agosto de 1975 - Foto: Divulgação
A chegada em Assis foi em agosto de 1975 - Foto: Divulgação

Nos anos seguintes Adolfo Kolping se dedicou de corpo e alma à sua associação e fundou 418 associações de trabalhadores similares às de Colônia, em sete países da Europa, com mais de 20.000 associados. Ele faleceu em 1865, com apenas 52 anos de idade. Sua obra estava consolidada e em pleno crescimento,

Após a Primeira Guerra Mundial, imigrantes europeus trouxeram o Kolping para a América Latina, cuja primeira obra foi inaugurada na Argentina, em 1923. No mesmo ano, em 22 de junho, foi formada a primeira Comunidade Kolping do Brasil, chamada Associação Católica Kolping.

Divulgação - Comunidade Kolping em 1977 - Foto: Divulgação
Comunidade Kolping em 1977 - Foto: Divulgação

A promoção integral do homem e da mulher, principalmente dos trabalhadores, é a principal missão da Kolping. O trabalho é feito por meio de assessoramento, defesa e garantia de direitos, programas e projetos de ação e formação nas áreas: religiosa, de profissionalização e geração de renda, social, familiar, educacional, cultural, recreativa, comunicação social, esportiva, meio ambiente

A chegada em Assis foi em agosto de 1975, com um grupo de pessoas desejosas de espalhar os ideais da Kolping em nossa cidade. As oficinas iniciais eram de datilografia e costura.

Divulgação - Em 2013 - Foto: Divulgação
Em 2013 - Foto: Divulgação

Hoje, as atividades desenvolvidas são voltadas para desenvolvimento humano e social, esporte e recreação, arte, cultura e inclusão digital. São atendidas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos, sem distinção de raça, cor e credo religioso. A média é de 90 atendimentos por mês.

A Comunidade Kolping de Santa Cecília atende cerca de 90 crianças e adolescentes entre 06 a 17 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, no contraturno escolar.

Divulgação - Casa Kolping - Foto: Divulgação
Casa Kolping - Foto: Divulgação

São diversas oficinas e atividades, dentro do Projeto Renovar, que busca oferecer mecanismos de desenvolvimento pessoal, de acordo com as faixas etárias: Renovar Kids, de 06 a 15 anos, e o Renovar Teen, de 15 a 17 anos, este já voltado na preparação dos jovens para o mercado de trabalho.

Também desenvolvem o Projeto Renovar Mulher, que busca a transformação da realidade local, tanto por meio da ampliação de conhecimento e informação, como da mudança de atitude e comportamento. As oficinas profissionalizantes são de manicure, barbearia, depilação para o público teen e mulheres até 59 anos, além de oficina de inclusão digital para idosos a partir dos 60 anos.

Divulgação - Nos dias atuais - Foto: Divulgação
Nos dias atuais - Foto: Divulgação

A Obra Kolping é sobre permitir que as pessoas sejam melhores na família, no trabalho e na sociedade. Contribuir para a preservação de seus direitos, minimizando os riscos de vulnerabilidades sociais.

São sete colaboradores, na CK (Casa Kolping), que fica na Rua Curitiba. em um espaço cedido pela Obra Kolping do Brasil. Na região, existem obras em Maracaí e Cruzália e, futuramente, em Echaporã.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A OSC (Organização da Sociedade Civil) é mantida por meio de verbas municipais, estaduais e federais, devidamente auditadas, para projetos específicos. A entidade tem total transparência de suas atividades. Também participa de eventos pela cidade, e promove vendas para ajudar a manter os trabalhos. É importante destacar que todas as oficinas e atendimentos são gratuitas.

Um trabalho que vale a pena conhecer mais. Para isso, você pode acessar o site Kolping Assis - Kolping Assis (comunidadekolpingassis.com), as rede sociais, ou mesmo visitar.

Divulgação - Comunidade Kolping de Santa Cecília: extraindo o melhor de cada indivíduo
Comunidade Kolping de Santa Cecília: extraindo o melhor de cada indivíduo

Ações práticas. Nunca nos cansamos de falar sobre elas.

Obrigado, Comunidade Kolping de Santa Cecília.

Até a próxima história do Especial de Assis 118 anos.

Receba nossas notícias em primeira mão!