Buscar no site

Defesa Civil emite alerta de altas temperaturas para Assis e região a partir desta terça-feira, 22

Termômetros podem chegar aos 37º até o final de semana; cuidados com incêndios florestais e com a saúde devem ser redobrados

Redação AssisCity

  • 22/08/23
  • 17:00
  • Atualizado há 38 semanas

A Defesa Civil, em conjunto com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) estadual, emitiu um alerta nesta terça-feira, dia 22 de agosto, para a população de Assis e região sobre as altas temperaturas previstas para esta semana. Os termômetros podem atingir até 37°C, exigindo cuidados especiais com incêndios florestais e com a saúde das pessoas.

Divulgação - Defesa Civil emite alerta de altas temperaturas para Assis e região a partir desta terça-feira, 22 - FOTO: Divulgação
Defesa Civil emite alerta de altas temperaturas para Assis e região a partir desta terça-feira, 22 - FOTO: Divulgação

De acordo com os especialistas do CGE e da Defesa Civil local, a semana será marcada por um clima quente e seco em todo o estado de São Paulo. Uma massa de ar quente e seco influenciará as condições climáticas, elevando as temperaturas durante as tardes. Os termômetros podem facilmente superar a marca de 37°C. Esse padrão climático é resultado dos ventos provenientes do noroeste, que contribuem para a baixa umidade relativa do ar.

Além do calor extremo, o índice de umidade relativa do ar também merece atenção, pois deve cair abaixo dos 20%. Isso aumenta significativamente o risco de ocorrência de incêndios florestais, como os que recentemente afetaram a região. Incêndios em áreas residenciais de Cândido Mota e no Ecolago de Assis foram casos recentes que demandaram ação imediata das equipes de combate a incêndios, por exemplo.

Assiscity - Incêndio em área residencial de Cândido Mota registrado no último domingo, dia 20 - FOTO: AssisCity
Incêndio em área residencial de Cândido Mota registrado no último domingo, dia 20 - FOTO: AssisCity

O secretário de Meio Ambiente de Assis, Fábio Nossack, reforçou a importância da conscientização. "É fundamental evitar o descarte inadequado de bitucas, como em beiras de rodovias ou margens de estradas. Não provoque queimadas em terrenos baldios, não queime lixo e, caso se depare com incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil da cidade. Não tente combater chamas altas se não estiver preparado. Em caso de queimadas na região, feche portas e janelas, evite inalar fumaça tóxica e, se necessário, umedeça toalhas para um ambiente mais confortável", comentou.

O quadro climático atual também requer cuidados especiais com a saúde. Recomenda-se que as pessoas se mantenham hidratadas, bebendo bastante água, e se protejam do sol. É aconselhável evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais críticos do dia e utilizar soro nos olhos e nariz para prevenir desconfortos.

Receba nossas notícias em primeira mão!