Buscar no site

Defesa Civil habilita brigada voluntária de incêndio para o ano de 2024

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, foi realizado um treinamento para habilitar uma brigada de incêndio voluntária composta por servidores municipais

Assessoria PMA

  • 28/02/24
  • 11:00
  • Atualizado há 8 semanas

No dia 08 de fevereiro, a Defesa Civil de Assis, em parceria com o 14º Grupamento de Bombeiros, promoveu um curso de formação para brigadistas, oferecendo noções fundamentais de primeiros socorros e técnicas essenciais de manutenção da vida, além de instruções teóricas e práticas de combate a incêndio. O evento ocorreu no espaço de exposições da FICAR e foi conduzido pelo experiente 3º Sargento da Polícia Militar, David Antônio Nogueira, do Corpo de Bombeiros de Assis.

Este treinamento representa uma das iniciativas estratégicas planejadas para o ano de 2024, integrando-se ao programa contínuo de atualização e capacitação da Defesa Civil Municipal. Seu principal objetivo é fortalecer e preparar nossa equipe de brigadistas voluntários, dotando-os de habilidades completas para responder a emergências com prontidão e segurança. Com a constituição da brigada, Assis assume um papel ativo no programa estadual SP Sem Fogo, cujo propósito é reduzir os incidentes de incêndios florestais e os danos decorrentes desses eventos.

Prefeitura de Assis/Divulgação - 30 servidores participaram da capacitação - Foto: Prefeitura de Assis/Divulgação
30 servidores participaram da capacitação - Foto: Prefeitura de Assis/Divulgação

O curso foi destinado a 30 servidores de diversas Secretarias, cobrindo uma ampla gama de tópicos cruciais, incluindo orientações essenciais para suporte básico de vida, técnicas de salvamento em incêndios urbanos e florestais, procedimentos de evacuação em situações de risco, medidas de prevenção e manejo de ataques de animais peçonhentos, além de simulações práticas de combate a incêndios em vegetação, utilizando equipamentos especializados.

Fábio Ávila Nossack, coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, enfatizou a importância de iniciar o ano com uma brigada de incêndio devidamente treinada e capacitada, destacando a necessidade crítica de preparo e prontidão diante de potenciais emergências. Este compromisso com a excelência na resposta a desastres é fundamental para garantir a segurança e a proteção da comunidade de Assis.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias