Buscar no site

Defesa Civil inicia campanha para prevenir acidentes em tempestades

Os raios devem ser uma preocupação permanente quando a tempestade começar a se formar. Outro problema nesta época de calor e fortes chuvas são os os vendavais e possibilidades de chuvas intensas e até de granizo.

Assessoria de Comunicação

  • 17/01/15
  • 08:00
  • Atualizado há 487 semanas

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Paraguaçu Paulista iniciou uma campanha de alerta para os cuidados que as pessoas devem tomar durante o verão com as tempestades que se formam, especialmente durante nos fins de tarde.

Os raios devem ser uma preocupação permanente quando a tempestade começar a se formar. Outro problema nesta época de calor e fortes chuvas são os os vendavais e possibilidades de chuvas intensas e até de granizo, o que pode trazer transtornos e até danos materiais. Quem mora próximo às áreas de risco precisa redobrar a atenção para evitar uma tragédia e risco à vida.

A campanha da Defesa Civil de Paraguaçu à população, faz as seguintes recomendações, quando for observada a formação de tempestades, muito comum nesta época do ano:

- Fique longe de árvores, postes ou linhas de energia elétrica;

- Mantenha-se longe de estruturas metálicas, como varais ou trilhos e não segure objetos pontiagudos ou de metal;

- Dentro de casa evite a proximidade com tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

- Para-raios não protegem aparelhos eletrônicos. Desligue as tomadas durante as fortes tempestades e nunca utilize o telefone ou outros aparelhos que estejam ligados à rede elétrica;

- Nunca permaneça na água do mar, lagoas, represas, piscinas, locais altos ou campos abertos ou quadras;

- Procure abrigo em edificações, prédios e carros totalmente fechados ou em alguma instalação subterrânea.

Em caso de emergência use os telefones dos serviços e acione as corporações de socorro imediato junto com a Defesa Civil. (190 = Polícia Militar, 153 = Guarda Municipal e 193 = Corpo de Bombeiros).

Veja a previsão do tempo para os próximos dias, divulgada pela Defesa Civil:

Sábado (17/01): Novas áreas de instabilidade se formam no sul do País e entre a tarde e a noite favorecem a ocorrência de pancadas de chuva na faixa leste e centro-oeste do Estado. As chuvas possuem pontos fortes, rajadas de vento e descargas elétricas.

Domingo (18/01): As condições do tempo não mudam muito, com predomínio de sol e calor ao longo do dia e sensação de abafamento. Entre a tarde e a noite são previstas pancadas de chuva típicas de verão, com pontos fortes, acompanhados de rajadas de vento e descargas elétricas, especialmente na faixa leste e centro paulista.

Segunda (19/01): O tempo permanece abafado e instável, com sol e temperaturas elevadas ao longo do dia. No final da tarde voltam a ocorrer pancadas de chuva, com pontos fortes breves, acompanhados de rajadas de vento e descargas elétricas.

Receba nossas notícias em primeira mão!