Buscar no site

Dia da árvore: Florada dos Ipês vira atração nas ruas de Assis

Os cachos de flores intensas tomam conta dos galhos das árvores que podem chegar a 20 metros de altura

Redação AssisCity

  • 21/09/23
  • 09:00
  • Atualizado há 39 semanas

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore no Brasil, a data foi escolhida por ser o dia que antecede o início da Primavera. E um dos símbolos que representa essa data é o Ipê.

Na cidade de Assis os Ipês são a grande atração, em diversas ruas as árvores podem ser vistas, exuberantes com suas cores variadas.E na semana do dia da Árvore, os Ipês rosa tomaram conta de uma das principais avenidas da cidade, a Otto Ribeiro, que tem árvores plantadas em toda sua extensão.

AssisCity - Avenida Otto Ribeiro - Foto: AssisCity
Avenida Otto Ribeiro - Foto: AssisCity

Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Rodrigues, o Ipê é considerado a flor nacional, junto do Pau- Brasil, que é considerada a árvore nacional.

"Eu particularmente fico encantada com o Ipê, e na gestão do José Fernandes plantamos cerca de 350 mudas da árvore pelas principais avenidas de Assis, para que todos possam se encantar durante a florada", pontuou.

AssisCity - Avenida Getúlio Vargas, na Rodoviária de Assis - Foto: AssisCity
Avenida Getúlio Vargas, na Rodoviária de Assis - Foto: AssisCity

A avenida Dom Antônio foi uma das que receberam as novas mudas, e quem passar por lá já pode apreciar a beleza do Ipê branco. Além disso, a Avenida Benedito Pires e Mário De Vitto também receberam o plantio.

Divulgação - Avenida Dom Antônio - Foto: Ana Paula Rodrigues
Avenida Dom Antônio - Foto: Ana Paula Rodrigues

A população de Assis admira e se encanta com as belezas da árvore. O Portal AssisCity realizou uma enquete nas redes sociais, para que os leitores compartilhassem seus registros fotográficos.

Confira as fotos enviadas:

Doação de mudas

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente oferece um programa de doação de mudas para a população e segundo Ana Paula, para retirar basta comparecer na secretaria, localizada na Rua Odair Alves de Lima, 415, munidos de uma solicitação e um documento com foto. Cada pessoa pode retirar 3 mudas.

O Ipê

Segundo o Instituto Brasileiro Florestal (IBF), a típica árvore de Ipê é a denominação de uma grande variedade de espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus, sinônimos e ambos da família Bignoniaceae. É muito conhecido por sua beleza, exuberância das flores e ampla distribuição em todas as regiões do Brasil. Os ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno.

AssisCity - Avenida Otto Ribeiro - Foto: AssisCity
Avenida Otto Ribeiro - Foto: AssisCity

O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura. O mesmo também é conhecido como pau d'arco, porque antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa.

AssisCity - Travessa Brasil, Vila Adileta - Foto: AssisCity
Travessa Brasil, Vila Adileta - Foto: AssisCity

AssisCity - Rua Manoel A de Oliveira, Vila Adileta - Foto: AssisCity
Rua Manoel A de Oliveira, Vila Adileta - Foto: AssisCity

AssisCity - Rua Manoel A de Oliveira, Vila Adileta - Foto: AssisCity
Rua Manoel A de Oliveira, Vila Adileta - Foto: AssisCity

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos