Buscar no site

Diretoria de Ensino de Assis: missão de cuidar da educação

Hoje contaremos um pouco da história da "Delegacia de Ensino"

Fernando Nascimento

  • 05/05/23
  • 11:00
  • Atualizado há 50 semanas

62/118

Hoje contaremos um pouco da história da "Delegacia de Ensino".

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo possui a maior rede de ensino do Brasil, com 5,3 mil escolas autônomas e vinculadas, aproximadamente 3,5 milhões de alunos e 234 mil servidores nos quadros do Magistério (QM), no Quadro de Apoio Escolar (QAE) e no Quadro da Secretaria da Educação (QSE). São 190 mil professores e 5 mil diretores de escolas distribuídos em 91 Diretorias Regionais de Ensino, entre elas, a Diretoria de Ensino da Região de Assis.

Primeiramente, intitulada Delegacia de Ensino Ruth Kishimoto Marubayashi, teve em 09 de abril de 1999, sua denominação alterada para Diretoria de Ensino, ocasião em que assumiu a área de abrangência da Delegacia de Ensino de Paraguaçu Paulista, extinta por meio do Decreto 43.948/1999.

Divulgação - Diretoria de Ensino de Assis: missão de cuidar da educação
Diretoria de Ensino de Assis: missão de cuidar da educação

Antes de ocupar seu endereço atual, situado na Rua Padre Gusmões, Vila Santa Cecília, a Diretoria de Ensino de Assis teve sua sede na Avenida Dom Antônio e na Rua Floriano Peixoto.

Dentre as principais atribuições da Diretoria Regional de Ensino, destacam-se as de gerir, monitorar, supervisionar e acompanhar os processos pedagógicos e administrativos, oferecer formação continuada aos servidores, analisar indicadores de processo e de resultados educacionais, além de implantar e implementar projetos emanados pela SEDUC.

A Diretoria de Ensino Região Assis tem em sua jurisdição 14 municípios, sendo: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã, totalizando 41 escolas estaduais, 20 escolas particulares e 04 APAEs.

Trata-se de importante instância representativa das questões educacionais atendendo aproximadamente 19.000 (dezenove mil) estudantes.

Cerca de 80 servidores se dividem nos trabalhos do Gabinete da Dirigente Regional de Ensino, Prof.ª Dr.ª Marlene Aparecida Barchi Dib, no Núcleo de Apoio Administrativo, Assistência Técnica, Equipe de Supervisão de Ensino, Núcleo Pedagógico, Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura, Centro de Informações Educacionais e Gestão de Rede Escolar, Centro de Recursos Humanos.

No site da Diretoria, o https://deassis.educacao.sp.gov.br/, há várias informações para os envolvidos com a educação, além de vários blogs pedagógicos, que auxiliam professores e monitores.

Falar de educação é falar de amor, por isso um capítulo voltado para a Diretoria de Ensino da Região de Assis.

Nosso desejo é que nossas crianças e jovens, professores e funcionários das escolas, tenham um ambiente saudável para que tanto o trabalho de ensino quanto de aprendizagem, sejam os melhores possíveis. Uma luta que, como sempre dizemos, é de todos nós.

Receba nossas notícias em primeira mão!