Buscar no site

Escola Sesi de Assis: ensino de qualidade para o pessoal da indústria

O Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) tem uma das maiores redes de ensino particular, composta por 142 escolas, presentes em 112 municípios do Estado.

Fernando Nascimento

  • 26/06/23
  • 14:00
  • Atualizado há 47 semanas

114/118

Série 118 anos de Assis

Na última semana de nosso especial, queremos falar de um lugar que tem sido referência na formação de alunos em nossa cidade há 57 anos: a Escola SESI. Texto elaborado pela administração da escola.

A primeira escola Sesi de Assis teve seu início de atividades no ano de 1966, na Vila Xavier e sob a coordenação da professora Ivete Venturim. Ainda na década de 60, com a visão de ampliar a educação para atender aos colaboradores das indústrias e seus dependentes, fundou-se uma nova unidade, no prédio da Sorocabana, sob a coordenação da professora Luiza Helena Morello. Em 1969, as duas unidades foram unificadas, passando a funcionar em um prédio do Jardim Paulista.

Divulgação - Centro Educacional SESI de Assis - Foto: Divulgação
Centro Educacional SESI de Assis - Foto: Divulgação

Nos anos 2000 a Prefeitura municipal de Assis realizou a doação de um terreno localizado na Avenida Antônio Zuardi para o SESI, atual prédio da Escola Sesi de Assis, construído e mantido pelo SESI-SP desde sua inauguração em 19/08/2011.

O Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) tem uma das maiores redes de ensino particular, composta por 142 escolas, presentes em 112 municípios do Estado. Oferece as modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Divulgação - Professoras do SESI - Foto: Memória Fotográfica Assisense
Professoras do SESI - Foto: Memória Fotográfica Assisense

Atende mais de 90.000 mil estudantes, que utilizam material didático próprio, elaborado pelos profissionais da rede, com sequências didáticas desafiadoras e diversificadas, organizadas de forma a provocar o diálogo, a reflexão e o debate com a intenção de garantir que os estudantes sejam estimulados a procurar soluções criativas para as atividades propostas e também para situações do cotidiano.

No SESI-SP, a organização do trabalho pedagógico está relacionada ao uso e à otimização dos diferentes espaços, como forma de favorecer as aprendizagens. As escolas são equipadas com laboratório de mídia e tecnologia informática educacional, laboratórios de física, laboratório de química e biologia, biblioteca, sala multiuso, sala multidisciplinar, refeitório e quadras poliesportivas.

A FIESP e o SESI-SP investem, desde 2006, na construção e na modernização das unidades de ensino das entidades da indústria, proporcionando educação de excelência para crianças e jovens de todo o Estado de São Paulo.

Divulgação - Escola Sesi de Assis: ensino de qualidade para o pessoal da indústria
Escola Sesi de Assis: ensino de qualidade para o pessoal da indústria

Com a adoção do ensino em tempo integral, para crianças de 1º a 5º ano, os alunos têm a oportunidade de praticar esporte, receber alimentação balanceada, além de ter acesso a atividades culturais durante o dia.

No Ensino Médio, os estudantes têm a oportunidade de cursar, concomitantemente, a modalidade Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas escolas do SENAI-SP.

Atualmente, na Escola Sesi de Assis, 50 colaboradores diretos e terceirizados, atendem 453 alunos, do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Dentro do currículo do ensino médio, é realizado também em parceria com o SENAI, o curso de desenvolvimento de sistemas.

A Escola Sesi de Assis também oferece e incentiva os alunos em atividades complementares que estimulam o desenvolvimento e protagonismo em diversas áreas, como: A SELIBI (Semana do Livro e da Biblioteca); A Robótica, como componente curricular do aluno e também na concepção dos times e incentivo às competições; Olimpíadas de matemática e eventos como o Flink; Promove ainda para alunos e comunidade, ações sociais, de integração e de acolhimento sócio emocional.

Na Escola Sesi de Assis, há também duas grandes oportunidades crianças e adolescentes da cidade, que não são alunos da escola, são o Programa Atleta do Futuro e o Escola de Robótica:

Programa Atletas do Futuro (PAF), do Sesi SP, que em parceria com a Prefeitura municipal de Assis oferece modalidades esportivas de forma gratuita para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos alunos do Sesi e também para a comunidade.

Para crianças e adolescentes de escolas públicas, a Escola Sesi de Assis oferece gratuitamente um curso de programação e robótica, com 40h e certificado. Nele, crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, podem se inscrever e participar gratuitamente do curso que ensina conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica.

Uma bela história de amor.

Receba nossas notícias em primeira mão!