Buscar no site

Faturamento das startups apoiadas pelo Fomenta Vale cresce em 2020

Associação de empresários promove o desenvolvimento econômico e social da região estimulando a criação de empresas focadas em inovação

Divulgação

  • 17/01/21
  • 08:00
  • Atualizado há 169 semanas

A Fomenta Vale vem consolidando sua presença em Assis e região. Dados referentes a 2020, apontam crescimento médio de 135,5% no faturamento das startups incubadas, assim denominadas aquelas que recebem a mentoria da associação. Startups são pequenas empresas recém-criadas, a maior parte da área da tecnologia, e que ainda estão se desenvolvendo.

Ao longo do ano passado, seis iniciativas foram selecionadas para o programa de 'Incubação'. Os projetos abrangem os mais diversos campos de atuação. A AgroSPI é um dos exemplos de sucesso que leva tecnologia e inovação para o agronegócio, setor da economia que responde por grande fatia do PIB brasileiro.

A plataforma de e-commerce é especializada na área de pulverização agrícola sustentável com produtos e soluções agrícolas que ajudam a garantir uma boa produtividade da lavoura, reduzindo as perdas e melhorando a qualidade.

Já a Vozão Games atua no segmento de jogos eletrônicos, mercado ascendente em todo o mundo. Fundada em 2016 e incubada pela Fomenta Vale em 2020, o site traz grande variedade de produtos eletrônicos e acessórios para gamers.

O programa de 'Incubação' tem duração de até 24 meses e proporciona uma ampla rede de assessoria para as startups. As orientações vão desde questões jurídicas, societárias até dicas de como preparar o negócio para captar recursos junto à investidores. Além de Vozão Games e AgroSPI, também estão incubadas Decorano, Profiz, Recilog e Reeduc.

Em 2020, as startups tiveram um excelente índice de evolução dentro das trilhas definidas para cada uma delas. Agora, o desafio é incrementar o faturamento e buscar oportunidades de crescimento.

Inovar para crescer

Para ganhar capilaridade mesmo com os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, a associação ajustou suas estratégias, desenvolvendo novos modelos para absorver ainda mais empreendimentos. O principal foi a criação do programa de 'Pré Incubação'.

A proposta surgiu após a constatação de falhas recorrentes nos projetos inscritos para a fase de 'Incubação'. Entre as dificuldades mais comuns, estão as de ordem jurídica, financeira, de comunicação e marketing. A partir desses pontos, a Fomenta Vale elaborou uma série de workshops temáticos para levar o conhecimento necessário para que novos empreendedores se estruturem e iniciem seus negócios. Dez iniciativas participaram da 'Pré Incubação'.

O modelo, além de preparar dois empreendimentos para a 'Incubação' já em 2021, proporcionou à associação ampliar sua presença junto à sociedade. Para este ano, estão previstas mais três edições do programa.

Outra novidade é a produção de conteúdo em formato digital. O primeiro é o 'Fomenta Drops', de vídeos curtos para explicar termos e técnicas relacionados à inovação, tecnologia e empreendedorismo. E tem ainda o 'Fomenta Cast', o podcast da Fomenta Vale disponível no Spotify para ser ouvido a qualquer momento.

Mais um passo importante é o 'Fomenta Devcom', a primeira comunidade de programadores e profissionais de tecnologia da região. O projeto consiste em qualificar profissionais recém-formados através dos desafios de tecnologia das empresas que recebem mentoria.

Sobre a Fomenta Vale

O Vale Paranapanema está entre os principais polos educacionais do Estado de São Paulo. A região concentra mais de 20 mil estudantes matriculados nas diversas faculdades e universidades. O número expressivo de alunos, no entanto, contrasta com a baixa oferta de oportunidades de trabalho.

Diante desse cenário, um grupo de empresas que acredita no potencial do Vale do Paranapanema se uniu. Em 2018, NovAmérica; Escritório Almeida & Nogueira; Casa Di Conti; e Leveros; fundaram a Fomenta Vale.

A associação, sem fins lucrativos, preenche a lacuna existente entre o ensino e a prática, fomentando e compartilhando o desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo, retendo talentos locais, transformando ideias em negócios com a integração de tecnologia, educação e empresas, formando um ecossistema sustentável para a região do Vale Paranapanema.

Na prática, é um modelo de cooperação no qual empresários bem sucedidos compartilham suas experiências, como forma de retribuir à cidade as conquistas e realizações de suas respectivas empresas.

Grandes nomes já fazem parte deste movimento: Associação Comercial de Assis, Cerveja Burguesa, Cabonnet, Citec Marília, Fatec Assis, FEMA, Incubadoras do Brasil, Inova CPS, Inova Marília, Fundação Inova Prudente, InPreendi, Instituto Nimbus, Nova MCP, Penze, Posto GD, Prime e Unesp Assis.

Mais informações sobre a Fomenta Vale, agenda de cursos e treinamentos, inscrições de projeto, estão no site fomentavale.com.br.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais