Buscar no site

GEMA e JAIRÃO: palcos de memórias afetivas, e de um futuro promissor

Nosso capítulo de hoje será esportivo. Contaremos, de forma bem resumida, as histórias de dois templos do esporte na cidade de Assis.

Fernando Nascimento

  • 02/06/23
  • 10:00
  • Atualizado há 45 semanas

90/118

Nosso capítulo de hoje do Especial Assis 118 anos será esportivo. Contaremos, de forma bem resumida, as histórias de dois templos do esporte na cidade de Assis. Lugares repletos de lembranças, e que em breve estarão disponíveis para novas histórias. Coisas boas estão por vir.

O GEMA, Ginásio de Esportes Municipal de Assis "José Nigro" foi inaugurado em 1972. Na ocasião, Wlamir Marques, Emil Rached (o Gigante), Pecente e outros atletas da seleção brasileira e do SCCP, vieram disputar uma partida amistosa, com atletas de Assis como Dudu Piemonte, Uruba e outros. O nome foi uma homenagem a um grande esportista e incentivador dos esportes de nossa cidade.

Foi palco de partidas e títulos paulistas dos históricos times de basquete masculino e feminino de Assis, desde os anos 70, e também da Copa Assis de Futsal, tradicional nos anos 80 e 90, que está voltando a ser tradição. Também abrigou os times de vôlei feminino e masculino. Não podemos deixar de citar vários Jogos Regionais nos anos 80 e em 1997, 1999, 2005, 2010 e 2019. Jogos Interescolares igualmente fizeram história no local. E as famosas Ginastradas, competições de ginástica e dança.

Divulgação - Construção Jairão (foto Lucio Coelho)
Construção Jairão (foto Lucio Coelho)

Shows musicais, carnavais populares também fizeram parte da história do GEMA. Sua reforma está na fase final, com previsão de entrega para este mês de junho, com uma grande obra de revitalização, conforto e segurança para os 1200 espectadores, capacidade do ginásio. Modalidades como futsal, vôlei e basquete, de várias categorias, voltarão a treinar e disputar partidas no local

O JAIRÃO, ou Ginásio Municipal "Jairo Ferreira dos Santos", homenagem a outro grande esportista e incentivador das modalidades assisenses, em especial as escolares, onde o mesmo atleta disputava modalidades variadas. Foi construído no início dos anos 90, e inaugurado em 1992, com um jogo de vôlei feminino entre as equipes de São Caetano e Bauru.

O espaço ficou alguns anos sem utilização, para algumas necessárias correções estruturais, devido ao solo do local onde foi construído, sendo reaberto em 1999.

Local, por muitos anos, do Festival de Ginástica Rítmica, evento com atletas de escolinhas da cidade e atletas consagrados, vindos de outros centros. Sede de partidas da Copa TV Tem e da Copa Record de Futsal, inclusive com títulos históricos das equipes de nossa cidade. Também abrigou Jogos Regionais, com conquistas assisenses em várias modalidades, e as vitoriosas categorias de base do basquete masculino.

Divulgação - Inauguração GEMA (Facebook Memória Fotográfica Assisense)
Inauguração GEMA (Facebook Memória Fotográfica Assisense)

Shows como Rita Lee, Roupa Nova, Barão Vermelho e Sandra de Sá, e muitos outros, também foram realizados, literalmente, no palco do ginásio.

A reforma do Jairão está em pleno andamento, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024, com adequação da capacidade de público para 2800 pessoas.

Mas, sem dúvida alguma, as melhores lembranças do Jairão são como a casa do Conti Assis Basquete. Time que disputou a elite do basquetebol paulista e nacional por 11 anos, sempre com jogos lotados, uma grande tradição da cidade. Mas esse, será um assunto para amanhã (alerta de spoiler).

Divulgação - GEMA e JAIRÃO: palcos de memórias afetivas, e de um futuro promissor
GEMA e JAIRÃO: palcos de memórias afetivas, e de um futuro promissor

Um agradecimento à equipe da Secretaria Municipal de Esportes de Assis, na pessoa do secretário César Augusto Nunes de Brito, e, especialmente ao amigo Marcinho Kantack, que gentil e prontamente nos atendeu, para passar as informações que você leu.

O esporte é uma das maneiras de produzir cidadãos melhores e de alçar o nome de uma cidade. Vida longa ao GEMA e ao Jairão.

Vida longa ao esporte assisense.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias