Buscar no site

Grupo Escoteiro Carajuru: desenvolvendo histórias de amor há quase 68 anos

Há relatos de atividade escoteira em Assis por volta de 1915/1920, e em alguns anos depois.

Fernando Nascimento

  • 23/04/23
  • 11:00
  • Atualizado há 57 semanas

50/118

Nosso quinquagésimo capítulo coincide com uma data especial. Reservamos o 23 de abril, dia mundial do escoteiro, para falar sobre um movimento que contribui para a educação de jovens, e que visa ajudar a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade. Um belo roteiro para uma história de amor…

Há relatos de atividade escoteira em Assis por volta de 1915/1920, e em alguns anos depois. Entretanto, por inúmeros motivos, não houve continuidade. no trabalho.

Divulgação

A história "oficial" começou quando o Irmão Egídio Virgottini, um amante do escotismo, que era frei e professor no Colégio Diocesano (sim, estão no radar para um capítulo em nosso especial), reiniciou o movimento escoteiro por aqui. Ele convidou os alunos do colégio para participarem na formação do grupo e alguns deles aceitaram.

Assim, em 07/09/1955 o grupo foi fundado oficialmente com o nome de Grupo Escoteiro Santo Antonio, mais tarde passando a se chamar Grupo Escoteiro Carajuru. Funcionava nas instalações do colégio, tendo padres como diretores e o Irmão Egídio era o chefe geral.

Divulgação - Chefe Gumercindo
Chefe Gumercindo

Irmão Egídio, então, comprou o terreno de frente ao colégio e com ajuda dos escoteiros e da sociedade assisense a sede foi construída. A inauguração em 08/10/1967 com o nome de "Casa da Fraternidade Mundial", com missa, bênção, entrega de diplomas, cerimônia de hasteamento da bandeira, à noite houve uma grande quermesse.

Uma figura importantíssima no Carajuru foi o Chefe Gumercindo Nogueira, Ele ajudava os padres no colégio era amigo de todos e muito querido por eles, então o Irmão Egídio o convidou para fazer parte do grupo, onde permaneceu por toda sua vida. Falecido em dezembro de 2009, seu legado permaneceu no grupo e, nos dias de hoje, é continuado por seu filho, carinhosamente chamado de Chefe Boi.

Divulgação

O lenço nas cores azul royal e com faixas amarelo ouro vem das cores do colégio e o distintivo é uma cruz de malta amarela dentro de um triângulo, com os dizeres "Noblesse Oblige", cuja tradução significa ao pé da letra, "Nobreza Obriga". Esta expressão é usada para se falar em elevação de sentimentos ou de conduta, ou seja, pode-se falar de nobreza de sangue, mas também de nobreza de caráter.

O grupo é um dos poucos que permanece com suas atividades ininterruptas desde que foi fundado, graças ao trabalho de dedicação, comprometimento e amor de vários chefes. Hoje são cerca de 100 membros, entre 6 anos e meio e 21 anos, e com a supervisão de adultos voluntários. Crianças e jovens que são constantemente orientados a serem responsáveis e a servir à sociedade, tornando-se pessoas melhores e futuros adultos melhores.

Divulgação

O escotismo é um movimento, assim tratado justamente por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional. Nas palavras da presidente Rose Correia, um movimento apaixonante, em todos os sentidos. Foi um papo muito bacana com ela e com o Armando Eugênio, do grupo de Cândido Mota, que nos receberam muito bem.

Vale a pena conhecer. A sede fica na Avenida Dr. Doria, e as atividades semanais ocorrem aos sábados, das 9 às 11 horas. Leve seus filhos lá e informe-se de como participar.

Divulgação

São muitas histórias que refletem exatamente o objetivo deste especial: falar de amor. O Grupo Escoteiro Carajuru tem demonstrado, desde 1955, um amor com todos os assisenses.

Parabéns a toda a galera do Grupo Escoteiro Carajuru, e aos escoteiros mundo afora, pelo seu dia. E, também, nosso muito obrigado!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos