Buscar no site

Igreja Presbiteriana Renovada: 51 anos de renovação espiritual

Avivamento é chama no púlpito e nos bancos da Igreja, isto é, nos ouvintes" - Pr. Abel Amaral Camargo

Fernando Nascimento

  • 18/06/23
  • 11:00
  • Atualizado há 44 semanas

106/118

Nossa história de amor de hoje será sobre uma das grandes igrejas evangélicas de nossa cidade. E, podemos dizer que, em Assis, nasceu o projeto que deu início à Igreja Presbiteriana Renovada, organizada em uma Assembleia realizada em Maringá, de 8 a 12 de janeiro de 1975.

Antes de você pensar que erramos na contagem dos anos, 1972 marcou alguns dos primeiros passos da igreja, aqui em nossa cidade. Um grupo de irmãos da Igreja Presbiteriana Independente, motivados pela influência do movimento pentecostal que se instaurou no Brasil na década de 60, optou por desligar-se da denominação e aderir ao pentecostalismo. A fundação foi em 25 de agosto daquele ano. Entre eles estava o Reverendo Abel Amaral Camargo, que viria a ser o primeiro presidente da denominação. Eles se reuniam em um barracão na Rua Smith de Vasconcelos.

Divulgação - Igreja Presbiteriana Renovada: 51 anos de renovação espiritual - Foto: Divulgação
Igreja Presbiteriana Renovada: 51 anos de renovação espiritual - Foto: Divulgação

Surgia, assim, a Igreja Presbiteriana Independente Renovada, com um movimento semelhante no norte do Paraná. Nos anos seguintes, a denominação crescia no Brasil e até mesmo no vizinho Paraguai.

Divulgação - Pr Abel e Esposa - Foto: Divulgação
Pr Abel e Esposa - Foto: Divulgação

Na já citada Assembléia realizada em 1975, da qual participaram cerca de 300 representantes, deu-se finalmente a união entre os dois ramos de avivamento de origem presbiteriana, IPIR e ICP (Presbitério de Cianorte e Brasil Central), nascendo a Igreja Presbiteriana Renovada, com 8.335 membros, 59 pastores, 29 evangelistas, 84 igrejas, 94 congregações e mais de 12 mil alunos na Escola Bíblica Dominical.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Assis tornou-se sede do primeiro Presbitério, abrangendo o interior do Estado de São Paulo e o Estado de Mato Grosso. Por aqui, na igreja Central, passaram três pastores desde a sua fundação: O Reverendo Abel, Reverendo Jobel Cândido Venceslau e, desde 1993, o Reverendo Josué da Silva.

Divulgação - Coral - Foto: Divulgação
Coral - Foto: Divulgação

Possui 6 igrejas organizadas e 6 congregações na cidade. O presbitério compreende o oeste do estado, com igrejas em Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos, Salto Grande, ibirarema, Palmital, Cândido Mota, Nova Alexandria, Tarumã, Maracaí, Iepê, Paraguaçu Paulista, Lutécia, Quatá, Rancharia, Presidente Prudente, Pirapozinho, Santo Anastácio, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Dracena, Tupã e Marília.

A IPRB também mantém a Editora Aleluia, que se dedica à produção de material de estudos, impressão de livros e do jornal denominacional, a MISPA (Missão Priscila e Áquila), dedica-se ao trabalho missionário, tendo campos no Brasil e no exterior, com sede aqui em Assis, e dois seminários e se dedicam à formação de obreiros, em Anápolis/GO, e outro em Cianorte/PR. A sede da denominação fica em Maringá/PR.

Divulgação - Pr jobel - Foto: Divulgação
Pr jobel - Foto: Divulgação

A igreja mantém vários ministérios, com atividades voltadas para todas as faixas etárias. E tem sido um local de apoio e de propagação das verdades do Evangelho, ajudando a escrever histórias de amor. Desde 1972.

Divulgação - Pr Josue - Foto: Divulgação
Pr Josue - Foto: Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias