Buscar no site

Inúmeras vidas impactadas por uma forma diferente de culto: Igreja do Evangelho Quadrangular em Assis

Hoje, são de 17 mil igrejas espalhadas pelo país

Especial para o Portal AssisCity por Fernando Nascimento

  • 27/03/23
  • 09:00
  • Atualizado há 52 semanas

23/118

Dia 26 de março de 1966, há 57 anos, foi instalada uma das maiores igrejas evangélicas da cidade. A Igreja do Evangelho Quadrangular. Uma quase sexagenária história de amor, bênçãos e muitas pessoas se convertendo à religião evangélica.

Naquela data, o missionário Mario de Oliveira reuniu centenas de pessoas na Praça Arlindo Luz, convidadas por um programa diário na Rádio Cultura (que logo estará em nosso especial), chamado de "Visita ao Seu Lar", na hora do almoço.

Era o início das atividades da Cruzada Nacional de Evangelização em Assis, com cultos diários. Rapidamente a igreja começou a reunir-se em um terreno alugado, que foi chamado de "Campo da Bênção", localizado na Avenida Nove de Julho, esquina com a rua Fadlo Jabur, sob uma tenda azul e amarela, semelhante às lonas de circos. Tendas estas, características da igreja, por muitos anos.

Os frequentadores, apelidados de "cruzados", cantavam músicas curtas, chamadas de "corinhos", sem acompanhamento musical e apenas batendo palmas, algo bem diferente para a época. As mensagens pregadas eram didáticas, e chamavam a atenção, atraindo a curiosidade de todos.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o rápido crescimento da igreja, em pouco mais de dois anos, foi possível arrecadar fundos para a compra de um terreno próprio. Seis meses depois, estava pronta a sede em alvenaria. O novo prédio, na Rua Senhorinha de Souza, substituiu a antiga tenda, para alegria (misturada de saudosismo) de todos e foi inaugurado em 3 de novembro de 1968.

Passaram pela igreja sede 17 pastores, desde a sua fundação. A igreja, posteriormente ampliada, tornou-se sede regional, com igrejas-filhas em todas as cidades da região. Em Assis, são mais 11 igrejas independentes, além de pequenas congregações, espalhadas por vários locais da cidade.

Atualmente, a igreja possui um grande trabalho musical, departamentos para homens, mulheres, jovens e crianças, trabalhos sociais e participação na vida comunitária e política da cidade.

A Igreja do Evangelho Quadrangular surgiu nos Estados Unidos, em Los Angeles, no ano de 1922. A instalação no Brasil data de 15 de novembro de 1951, em São João da Boa Vista/SP. No ano seguinte, foi erguida a primeira tenda na cidade de São Paulo, dando início à expansão nacional. Hoje, são de 17 mil igrejas espalhadas pelo país.

Como escrevemos no título, muitas pessoas se achegaram à religião evangélica por aqui, através da Igreja do Evangelho Quadrangular. Pessoas de todas as classes e raças que, de acordo como os ensinamentos recebidos nestes 57 anos, constroem uma história de amor a Deus, ao próximo, e com a cidade de Assis.

Você tem alguma história com a IEQ?

Veja as fotos:

Receba nossas notícias em primeira mão!