Buscar no site

João Mendes Júnior, o Grupão, uma das primeiras escolas de Assis

Em 2000, através de um convênio firmado entres os governos estadual e municipal, o ensino fundamental (1ª a 4ª série) foi municipalizado. Entre elas, EMEF Dr. João Mendes Júnior

Fernando Nascimento

  • 18/04/23
  • 10:00
  • Atualizado há 53 semanas

"No Final da Avenida, lá em baixo,

Funcionava aquele velho casarão.

O ABC das letras, do amor e bons estudos.

Foi início deste velho e bom "Grupão"!

No ano seguinte ao da minha "formatura"

Com o "diploma", o orgulho em minha mão,

Veio pro novo prédio onde é hoje

Este querido e velho bom "Grupão"!

Formou gente, gente boa, minha gente

E continua firme em sua posição.

Muitos hoje doutores por aqui passaram

É mesmo o baluarte da instrução!

Quanto me orgulho de você, casa de estudos!

Cujos mestres ficaram na recordação.

Seus nomes esquecidos, mas tão bem lembrados

Bem lá no fundo do meu coração!

Parabéns, centenária escola educadora!

Orgulho deste povo bom e anfitrião.

Aqui, com meu trabalho, criei filhos

Que também a trazem no coração!

Quanto orgulho tenho de você, escola amada!

Quanta coisa boa vivi neste lindo casarão!

Aqui me aposentei e sigo firme

Por ter crescido sob sua mão!

Quando, um dia, eu "Ficar velha"

Quero achar forças para agradecer

Aos colegas, diretores e serventes

E ao bom Deus que me fez por merecer!"

Ivone Depes

divulgação - Prédio atual do João Mendes
Prédio atual do João Mendes

45/118

Educação é uma das melhores formas de se construir boas histórias, inclusive de amor. Hoje, falaremos sobre uma das primeiras escolas instaladas em Assis, a atual EMEF Dr. João Mendes Junior. Um verdadeiro patrimônio assisense. Conheça (ou relembre), conosco, esta história especial.

Como você já leu em capítulos anteriores de nosso especial, a mudança da comarca de Campos Novos para Assis foi um dos marcos para o desenvolvimento de nossa cidade, inclusive na educação. A escola lá existente, desde agosto de 1915, foi transferida para cá, e instalada em 12 de abril de 1919, ou seja, há 104 anos, recém completados em Assis.

A nova escola, então chamada de Escolas Reunidas de Assis, foi construída onde hoje se encontra o Centro Cultural Dona Pimpa, no Largo da Matriz, nas antigas instalações do Hotel Lopez. Era um prédio barreado, em pau-a-pique e taipa, e oferecia os cursos primário do primeiro, segundo e terceiro anos.

divulgação - Prédio antigo João Mendes
Prédio antigo João Mendes

Alguns anos depois, em 1923, o juiz da comarca, Dr. Vasco Joaquim Smith de Vasconcelos, sugere que a escola homenageie o jurista, ex-ministro do STF, advogado e ex-vereador paulistano João Mendes de Almeida Júnior, morto em fevereiro daquele mesmo ano. Desta forma, o nome da escola foi alterado para Dr. João Mendes Junior, com autorização do governo estadual.

Na década de 40, a Igreja Católica doou um terreno para a construção de um novo prédio, na Praça São Paulo. A nova edificação, inaugurada em 01/04/1941, foi apelidada de "Grupão". Durante muitos anos, a escola possuía salas de aula separadas para meninos e meninas.

divulgação - Local antigo do João Mendes
Local antigo do João Mendes

Em 2000, através de um convênio firmado entres os governos estadual e municipal, o ensino fundamental (1ª a 4ª série) foi municipalizado. Entre elas, EMEF Dr. João Mendes Júnior.

Nas comemorações do centenário da escola, em 2015, houve uma grande festa, com a participação de alunos, professores e comunidade. Profissionais atuais e antigos da escola puderam acompanhar uma série de homenagens.

Na oportunidade, os alunos se vestiram com roupas que lembravam àquelas usadas por estudantes que passaram pela escola em outras décadas. Além disso, houve também a apresentação da banda musical da cidade de Tarumã, que era, regida por um ex-aluno.

divulgação

Ainda durante a cerimônia festiva, uma aluna deficiente visual cantou uma música de sua autoria, homenageando a escola. Outra linda homenagem aconteceu, quando a ex-aluna e ex-professora do antigo "Grupão", Ivone Depes, recitou o poema de sua autoria, que citamos acima, em homenagem à escola.

Em 2019, o prédio passou por serviços de melhoria estrutural, com renovação de espaços internos e externos. Reformas que mantiveram o padrão histórico do prédio, inclusive com relação à pintura. Patrimônio que se mantém preservado.

divulgação

Hoje, a escola atende alunos do 1º ao 5º ano primários, com turmas de manhã e à tarde, em 19 salas de aula. São cerca de 460 matriculados. Conta com biblioteca, sala de apoio pedagógico e sala de informática. Por ser uma escola localizada em uma área comercial, a maioria de seus alunos é de outras regiões da cidade, e dirigem-se às aulas em diversas vans escolares.

Também possui um arquivo com centenas de registros históricos, da escola, desde a década de 1920. Mantém registros, inclusive, de antes de sua fundação. Um local aberto, inclusive, para pesquisas, mediante agendamento com a direção.

A escola já contou com alunos ilustres, como o ex-prefeito José Santilli Sobrinho e muitos outros, e também professoras como Cleophânia Galvão de França e Judith de Oliveira Garcez.

divulgação

Nas palavras de sua diretora, Leila Cristina Despincieri Santos, toda a população nutre um carinho especial pelo Grupão. Vários ex-alunos, muitos idosos, visitam o local para trazer à memória lembranças da infância. Avós, pais e filhos, várias gerações, já aprenderam em suas salas. "Quem estudou no João Mendes, quer matricular seus filhos", diz. Vale ressaltar que os orgulhosos pais de alunos são sempre participativos nas atividades escolares.

divulgação - João Mendes de Almeida Junior
João Mendes de Almeida Junior

A escola João Mendes Júnior faz parte de nossa histórias de amor. Afinal, educar trata-se de disseminar boas práticas e transformar vidas através da educação. E nada disso pode ser feito sem amor. Algo que o Grupão tem feito com louvor, desde 1919.

Você tem alguma história com o Grupão?

Divulgação - Comemoração do Centenário do João Mendes
Comemoração do Centenário do João Mendes

Receba nossas notícias em primeira mão!