Buscar no site

Museu da Agricultura de Assis será inaugurado nesta sexta-feira, dia 15

O museu estará localizado no Parque Buracão aberto diariamente a população

Redação AssisCity

  • 13/09/23
  • 08:00
  • Atualizado há 32 semanas

A Prefeitura Municipal de Assis, por meio das secretarias de Cultura e Agricultura e Meio Ambiente, divulgou nesta semana que a grande inauguração do Museu da Agricultura de Assis - "Miguel Leuzzi" será nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, a partir das 10h. O museu ficará localizado no Parque Ecológico "João Domingos Coelho" , conhecido como "Buracão", no prédio que anteriormente abrigava a sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, situado na rua Orozimbo Leão de Carvalho, 1205, em Assis .

De acordo com a Secretaria de Cultura, o local passou por uma completa reestruturação para se tornar o novo lar do museu. Os visitantes terão a oportunidade de explorar uma exposição fotográfica que conta a rica história da agricultura regional, além de admirar diversas peças utilizadas ao longo dos anos na agricultura, gentilmente doadas por diversas famílias das propriedades rurais de Assis e de outras cidades da região do Vale do Paranapanema.

O secretário de Cultura de Assis, Emerson Carlos Gonçalves, ressalta que o Museu da Agricultura foi um projeto idealizado pela atual gestão municipal. "Seu principal objetivo é preservar a história e a memória da agricultura local, por meio da obtenção, restauração, conservação, guarda e exposição de instrumentos usados nas atividades agrícolas ao longo do tempo, bem como outros materiais relacionados à evolução do setor" ressalta.

Emerson enfatiza ainda que essa iniciativa também estimulará o turismo cultural na cidade de Assis e na região do Vale do Paranapanema. "O acervo estará disponível para visitação pública diariamente, proporcionando uma experiência enriquecedora aos visitantes e promovendo um maior aproveitamento do Parque Buracão, que é patrimônio de todos os assisenses", comentou.

O prefeito de Assis, José Fernandes, expressou o seu entusiasmo com a inauguração do Museu da Agricultura - "Miguel Leuzzi". "Este museu é um testemunho da nossa rica herança agrícola e é um marco importante para a nossa cidade. Quero agradecer a todos que trabalharam incansavelmente para tornar isso possível e convido todos os cidadãos de Assis a se juntarem a nós na celebração deste momento histórico. Este museu não apenas preservará nossa história, mas também enriquecerá a experiência cultural e turística em nossa cidade e região. Espero que todos desfrutem dessa joia que é o Museu da Agricultura de Assis" afirmou.

O Museu da Agricultura de Assis, que se tornará parte do acervo de edificações administradas e preservadas pela Secretaria de Cultura do Município de Assis, por meio do MAHA - Museu e Arquivo Histórico de Assis, prestará homenagem ao agricultor, médico, empresário e político, Miguel Leuzzi.

Prefeitura de Assis/Divulgação - Miguel Leuzzi - FOTO: Prefeitura de Assis/Divulgação
Miguel Leuzzi - FOTO: Prefeitura de Assis/Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais