Buscar no site

Nascida em 29 de fevereiro, Bárbara comemora aniversário a cada 4 anos: "É diferente, mas legal"

Em 2024, Bárbara completa 40 anos de idade - ou seriam apenas 10?

Redação AssisCity

  • 29/02/24
  • 12:00
  • Atualizado há 7 semanas

Bárbara Neder, nascida em 29 de fevereiro de 1984, é uma das poucas pessoas que só comemora seu aniversário a cada quatro anos. Sua mãe, Nádia Neder Miranda, conta que na época do registro, ela e o pai de Bárbara, Luis Antônio de Almeida, tiveram que escolher entre registrar a filha no dia 28 de fevereiro ou no dia 1º de março, optando pelo segundo por ser a data de aniversário de uma irmã de Nádia.

"Eu comemoro no dia primeiro, sempre fiz as festinhas dela, tudo sempre no dia primeiro. Só que depois que ela teve noção disso, toda vez ela fala: meu aniversário é dia 29 e dia 1º", relata Nadia.

Bárbara, por sua vez, leva a situação com bom humor e até mesmo se diverte com a exclusividade de sua data de nascimento. "Fazer aniversário a cada 4 anos é diferente, mas legal", diz ela. "A vida toda ouvi coisas como 'nunca conheci ninguém que nasceu dia 29', ou 'mentira que você nasceu nesse dia'", ri.

Para ela, a maior vantagem de ser "bissexta" é a chance de envelhecer mais devagar. "Esse ano completo 10 anos, mas oficialmente são 40, e sempre esperando o próximo dia 29 de fevereiro para entrar na brincadeira de fazer 2 aniversários, ganhar 2 presentes, receber 2 felicitações", conta.

Reprodução/Arquivo Pessoal - Bárbara com sua mãe Nádia Miranda - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Bárbara com sua mãe Nádia Miranda - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Como funciona atualmente o registro de crianças que nascem no dia 29 de fevereiro?

Diferente de quando Bárbara nasceu, atualmente os pais de crianças nascidas no dia 29 de fevereiro devem registrá-las exatamente no dia em que nasceram. De acordo com lei federal de 2012, cartórios têm que registrar os bebês exatamente na data em que eles nasceram, independente se o ano é ou não bissexto.

Isso porque a certificação deve seguir o trâmite legal constando obrigatoriamente o dia correto do nascimento, além de vir descrita no documento que serve de base para o registro em cartório: a Declaração de Nascido Vivo (DNV).

a DNV deve apresentar nome e prenome, sexo, data, horário, município de nascimento e os dados da mãe. Além disso, os pais devem apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento) para que o registro seja feito corretamente.

Esse é o caminho que três famílias de Assis terão que percorrer nesta quinta-feira. Ainda na manhã de hoje, a maternidade da Santa Casa de Assis registrou 3 nascimentos que, sem dúvida, terão muita história para contar daqui para frente.

O que é o ano bissexto?

De quatro em quatro anos, o mês de fevereiro "ganha" um dia a mais no calendário. Mas porquê?

Os anos bissextos foram criados como uma forma de compensar as horas a mais que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol todos os anos, que é de cerca de 365 dias e - 6 horas -

Essas 6 horas vão sendo acumuladas ao longo dos anos até elas completarem 24 horas. E é daí, que o mês de fevereiro ganha 24 horas a mais.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais