Buscar no site

O Conjunto de Assis: Mac Rybell

Você sabia que Assis foi a casa de uma das melhores bandas do estado de São Paulo?

Fernando Nascimento

  • 15/04/23
  • 12:00
  • Atualizado há 52 semanas

42/118

Você sabia que Assis foi a casa de uma das melhores bandas do estado de São Paulo? Hoje, contaremos um capítulo memorável da história musical de Assis. O Mac Rybell foi, e ainda é, admirado por fãs de rock dos anos 60 de todo o país.

De volta à década de 1960, um grupo de jovens estudantes do Colégio Diocesano (falaremos deles futuramente) resolveu se juntar para fazer o som que curtiam: rock and roll. Estrearam em 1964, em um bailinho em Echaporã. O nome Mac Rybell nasceu com a junção das iniciais dos nomes de seus integrantes originais: MA de Marinho, guitarrista, C de Caio, baterista, R de Roberto, saxofonista, B de Belmondo, o Bell, também conhecido por Waldemar (risos), EL de Elionilton e o Y, foi pra dar um toque britânico no nome.

Divulgação

Logo no início, novos músicos compuseram uma nova formação considerada como a clássica formação do MAC e, incrivelmente, cada qual suas iniciais compunham o nome: R de Rodolfo, tecladista, Y de Yrineu, trompetista e, para o segundo L, Luiz Carlos Chiqueto.

Divulgação

Ao longo de mais de 25 anos, outros 18 músicos participaram da formação da banda. Cabelos longos e ternos no estilo Jovem Guarda, os meninos lotavam clubes da cidade e de toda região, e tocavam em programas de rádio e de TV regionais.

Em 1966, acompanharam a rainha da Jovem Guarda, Wanderleia que adorou a banda. O ano de 1967, marcou a gravação de seu primeiro compacto (aqueles disquinhos de vinil com duas músicas de cada lado), em São Paulo, com uma das músicas, "Júlia", sendo bem executada em rádios por aí afora. Gravar nessa época era para muitos poucos.

Divulgação

O ano também marcou uma certa revolução na rotina de ensaios. O motivo, o LP "Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band", de uma certa banda de Liverpool chamada Beatles. Com o repertório do disco afiado, super ensaiado e com roupas semelhantes às dos ingleses (feitas com colchas de cama compradas nas lojas Burali e costuradas pela saudosa sra. Dona Eloisa), os meninos de Assis, após tocarem no programa, Elso de Almeida Passos, na TV Bandeirantes, na capital, são convidados a tocarem na melhor casa noturna paulistana, chamada de Urso Branco. Sucesso total, platéia estarrecida, "quem são esses meninos e vindos de onde"? Contrato novo na bagagem e mudança para São Paulo.

"Mac Rybell, os Beatles Brasileiros", fazem sucesso, com matérias semanais em jornais como Diário de São Paulo, Folha de São Paulo e várias entrevistas em rádios e tevês. São considerados o melhor conjunto da noite paulistana, em 1968 e pela marca dessa história, é a primeira banda brasileira a gravar um disco somente de músicas dos Beatles, chamado "Mania de Beatles" que contratualmente foi lançado com o nome da banda The Sergeants pela gravadora Beverly.

De volta a Assis para continuar os estudos pré-universitários, o Mac passa a alternar a rotina escolar com shows e bailes pela região. Algum tempo depois, voltam a tocar em programas de TV em São Paulo, e têm a oportunidade de se juntar ao icônico apresentador Edson Bolinha Cury, participando da Caravana do Bolinha, em turnês pelo interior de SP e do Paraná.

Em 1972, com agenda lotada, e shows marcados com até dois anos de antecedência, o MR tem a oportunidade de tocar, por mais de 20 minutos, ao vivo, no programa dominical de um tal de Silvio Santos, na época, na TV Globo. O "conjunto de Assis" como Silvio Santos anunciou é aclamado pela plateia feminina enlouquecida, que pede bis e não os deixa saírem do palco... a programação estava atrasando, mas Silvio Santos deixou rolar...

O LP Mac Rybell, foi gravado em 1974, nos estúdios Beverly, em São Paulo, com metade das músicas em português, e metade em um inglês, com pronúncia impecável. Cantar no idioma gringo era moda na época, e o disco renderia uma turnê, pela América do Sul a convite do compositor Morris Albert (Maurício Alberto Kaisermann), que lançava a música Feelings gravada no mesmo estúdio e da mesma gravadora. A excursão terminaria em Miami e levaria quase 6 meses. Não havia a possibilidade de cancelarem toda agenda já contratada nesse mesmo período.

A música Feelings de Morris Albert estreou "mundialmente", tocando na Rádio Cultura (também falaremos deles), graças ao Mac... após isso, foram mais de 100 milhões de cópias vendidas sendo Feelings a música brasileira mais gravada em todos os tempos.

Divulgação - O Conjunto de Assis: Mac Rybell
O Conjunto de Assis: Mac Rybell

As pesquisas musicais e tecnológicas nas criações de novos sons e instrumentos sempre foram um diferencial do MR, apreciado e elogiado por músicos, críticos e público, especialmente sons de uma orquestra de violinos e instrumentos nobres executados em teclados. Esse vanguardismo trouxe para Assis, uma equipe da TV Cultura para produzir um clipe com a banda, da abertura clássica de "Assim falou Zaratrusta", de Richard Strauss, e que foi gravada no antigo Cine São Vicente (logo falaremos deles também), que se encontrava sem uso.

Com o passar dos anos, os integrantes foram tomando outros rumos profissionais. Em 1986, o grupo ainda faz mais uma apresentação no programa do Bolinha (me lembro de ter assistido ao programa, em casa, com meu pai). Ao longo de sua existência profissional, realizou cerca de 2200 apresentações em 8 estados mais o Distrito Federal onde, em 1988, ano em que pararam definitivamente de tocar, fez uma de suas últimas apresentações no Réveillon do Minas Brasília Tênis Clube, às margens do Lago Paranoá.

Divulgação

Anos após seu término, o Mac Rybell ainda viveu uma experiência ímpar. Em 2010, um pesquisador musical brasileiro, Joel Stones, morador de Nova York, mantinha uma loja de discos de vinil. Ele pesquisou centenas de gravações de compactos de bandas brasileiras de rock dos anos 60. Dessa pesquisa, separou 16 produções que classificou como as melhores, porém obscuras, no mercado discográfico. Sua loja tinha um freguês especial: tratava-se do ator Elijah Woods, o Frodo de "Senhor dos Anéis". Joel mostrou a sua coletânea a ele, que ficou muito entusiasmado e o auxiliou a lançá-la.

Divulgação

Um produtor americano comprou a ideia e produziu a coletânea "Brasilian Guitar Fuzz Bananas", com a presença do Mac, com a música "The Lantern", dos Rolling Stones. O álbum repercutiu na mídia internacional e foi matéria em vários veículos, inclusive no jornal britânico "The Gardian", que se mostrou surpreso de como numa pequena cidade brasileira tem uma competência musical com sonoridade do genuíno rock britânico (texto contido no livreto que acompanha a coletânea, encontrada no site: https://www.discogs.com/release/2146894-Various-Brazilian-Guitar-Fuzz-Bananas).

Em janeiro de 2015, Bell, um dos fundadores, nos deixou, aos 65 anos.

Mas a história não acabou. É viva até hoje.

Nas palavras de Rodolfo Hansted, tecladista que foi o primeiro músico a entrar, depois da formação original, "Mac Rybell é uma história fascinante, dado o interesse de tantos, mesmo após mais de 30 anos de sua parada".

Dizem que quem tem o compacto ou o LP da banda, certamente tem um tesouro em mãos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais