Buscar no site

OAB Assis - Garantindo direitos de quem luta por seus direitos

Por Fernando Nascimento

1/118

A primeira matéria de nosso Especial ´Assis: Uma história de amor contada em 118 capítulos" será sobre a Ordem dos Advogados do Brasil, em Assis.

A 27ª Subseção da OAB de Assis foi criada oficialmente em 21/03/1932, na ocasião da criação da Seccional - OAB do Estado de São Paulo. Foram criadas a 1ª Subseção da Capital e mais 27 subseções em comarcas do Litoral e interior de São Paulo. Foi inicialmente presidida, na cidade, pelo Dr. José Claudino Oliveira Dias e instalada em uma sala cedida pelo Fórum de Assis.

Na década de 90, passou a funcionar em sede própria, a Casa da Advocacia e Cidadania de Assis, na Rua Dr. Lycio Brandão de Camargo 75, construída, com esforços dos próprios advogados e do Dr. Carlos Pinheiro, presidente da Subseção de Assis por sete mandatos. Foram 21 anos de lutas por uma advocacia igualitária e humana. Ele também atuou como Conselheiro da Seccional, mediando as relações entre a Subseção e a Seccional.

Sede da OAB de Assis
Sede da OAB de Assis

Ao todo, a OAB em Assis teve 20 presidentes. O mandato 2019/2022 foi de Carlos Henrique Afonso Pinheiro, filho do Dr. Carlos. Foi um dos momentos mais desafiadores da advocacia e da humanidade, durante a pandemia global da Covid-19. Os destaques foram, não só a manutenção dos cuidados sanitários de advogados e colaboradores, mas também a reforma da Casa, adequando-a às regras de acessibilidade.

A gestão atual (2022/2024) tem a primeira presidente mulher da história da Subseção de Assis, a Dra. Lenise Antunes Dias. Fato semelhante ocorre na Seccional do Estado de São Paulo, hoje presidida pela Dra. Patrícia Vanzolini.

Ambas as gestões primam pela continuidade das conquistas dos presidentes anteriores e melhoria dos benefícios concedidos aos advogados e advogadas inscritos, como farmácia, odontologia, CAASP Shop, realização de palestras, cursos ministrados pela Escola Superior da Advocacia e campanhas solidárias.

Hoje são 455 advogadas e 651 advogados inscritos, que atuam em diversas áreas do Direito em nossa cidade.

A OAB de Assis mantém o convênio firmado entre a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e OAB/São Paulo, com a assistência jurídica para às pessoas carentes - atendendo, aproximadamente, 150 pessoas por semana, reafirmando seu compromisso, não somente com os advogados, mas também com a sociedade de Assis, Echaporã e Tarumã.

Mais de 90 anos fazendo história em Assis e região.

Outras informações sobre a OAB em Assis, estão no site https://www2.oabsp.org.br/asp/subsecoes/subsecao.asp?codsub=27 e no https://www.instagram.com/oabsubsecaoassis/

Qual história contaremos amanhã no nosso especial Uma História de Amor contatada em 118 capítulos em comemoração aos 118 anos de Assis ? Não deixe de ler e comentar!

Receba nossas notícias em primeira mão!