Buscar no site

Paróquia Santa Cecília: uma linda parte da história de Assis

Um dos mais tradicionais bairros de nossa cidade

Fernando Nascimento

  • 26/04/23
  • 11:00
  • Atualizado há 51 semanas

53/118

No capítulo de hoje, contaremos um pouco da história da Igreja e da Vila Santa Cecília, um dos mais tradicionais bairros de nossa cidade.

Quando Paschoal Santilli e sua esposa Cecília Boquembuzzo Santilli doaram terras para a construção do famoso bairro, cujo nome é uma homenagem à doadora, talvez não imaginassem como o lugar cresceria.

A Vila Santa Cecília abrigou o Conservatório Musical Santa Cecília, inaugurado por Maria Lopes de Campos (a Dona Pimpa), o Hospital Regional Sorocabano e a praça em frente, a Praça D. Leonor Mendes de Barros, conhecida como Praça Sorocabana e hoje Praça da Bíblia, com sua saudosa fonte luminosa, o Clybas, e muitos outros lugares, além de muitas famílias tradicionais da cidade (inclusive a minha), que ainda vivem no bairro.

Divulgação - Cecília - Foto: Divulgação
Cecília - Foto: Divulgação

Na década de 60, a vila já abrigava uma igrejinha de madeira, vinculada à paróquia da Vila Operária, e atendida pelo Padre Aloísio e demais padres o do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores)

Com o crescimento do número de fiéis, o Padre Adalton Pereira de Castro, atualmente na cidade de São Paulo, e com ampla ajuda da comunidade, deu início às obras da nova sede da igreja, com a autorização de Dom Lázaro.

Divulgação - Paróquia Santa Cecília antiga - Foto: Divulgação
Paróquia Santa Cecília antiga - Foto: Divulgação

A inauguração aconteceu em 12/11/1973, ano da realização das Santas Missões. Assis recebeu a visita dos missionários. Segundo relatos, às 6 da manhã o auto-falante com a música "concerto para um verão", convidava os fiéis para as primeiras pregações.

Divulgação - Inauguração Praça - Foto: Divulgação
Inauguração Praça - Foto: Divulgação

A rampa de acesso era uma das marcas registradas da igreja. Em 1976, foi inaugurada a praça da igreja, com uma grande cruz, também erguida pela comunidade. Desde então, inúmeras festividades, quermesses, procissões, e muitas outras atividades vêm sendo realizadas, interrompidas apenas pelos períodos de isolamento social durante a pandemia de Covid-19, quando as missas foram transmitidas de maneira virtual.

Divulgação - Banda - Foto: Divulgação
Banda - Foto: Divulgação

Nas palavras do Padre Heliton Luiz Ferreira, à frente da Paróquia desde 2020, a igreja é um fator agregador para comunidade, presente em todos os momentos, inclusive como uma forma de apoio para todos.

Dentre as inúmeras Pastorais da Santa Cecília, destaca-se a Pastoral Social, com o trabalho de arrecadação de alimentos para famílias em vulnerabilidade social, feita durante as missas. Através das famílias-irmãs, são feitas visitas, levantamento dos dados das necessidades, triagem e acompanhamentos, que extrapolam a caridade, e também levam humanização para quem precisa. Na Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema "cuidar de quem tem fome" e o lema "dai-lhes vós mesmo de comer", as atividades sociais têm se intensificado.

Divulgação - Hospital Sorocabana - Foto: Divulgação
Hospital Sorocabana - Foto: Divulgação

Um pouquinho de uma história de amor de quase 50 anos, que é marcante para nossa cidade.

Divulgação - Especial Assis 118 anos - Foto: Divulgação
Especial Assis 118 anos - Foto: Divulgação

Você tem alguma história com a Santa Cecília? Conte pra gente!

Divulgação - Paróquia Santa Cecília - Foto: Divulgação
Paróquia Santa Cecília - Foto: Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais