Buscar no site

Paróquia São Nicolau: nossa querida Igreja Redonda

O casal de italianos Antonio e Anarella Minichiello, recém-chegados em Assis e devotos de São Nicolau, construíram uma capela de madeira, pronta em 1956, em homenagem ao santo.

Redação AssisCity

  • 08/06/23
  • 15:00
  • Atualizado há 49 semanas

94/118

Série 118 anos de Assis

Feriadão prolongado para alguns sortudos. Momento de descanso. E, claro, um espacinho para curiosidades históricas de Assis. E, por ser um feriado de Corpus Christi, aproveitamos para falar de uma das igrejas mais icônicas de nossa cidade. Foi bacana demais conhecer um pouco da Igreja Redonda e, queremos compartilhar com você um pedacinho desta história.

Uma igreja cilíndrica, segundo a geometria. Descobrimos que o saudoso Dom Antônio de Souza, então Bispo da Diocese de Assis, sempre dizia isso. O imaginário popular é algo sensacional. Assim como o pequeno viaduto sob os trilhos da ferrovia, na Vila Xavier virou simplesmente "túnel", uma edificação em forma de cilindro tornou-se "Igreja Redonda", e não há nenhum problema nisso. Cilíndrica ou Redonda, a Paróquia São Nicolau faz parte de nossa história.

Divulgação - Paróquia São Nicolau: nossa querida Igreja Redonda
Paróquia São Nicolau: nossa querida Igreja Redonda

História que começou na década de 1950. O casal de italianos Antonio e Anarella Minichiello, recém-chegados em Assis e devotos de São Nicolau, construíram uma capela de madeira, pronta em 1956, em homenagem ao santo. Eles ficaram responsáveis pela igreja até 1973, quando a Diocese assumiu, por meio das Missões, as atividades religiosas do bairro.

Divulgação - Capela de madeira - Foto: Memória Fotográfica Assisense
Capela de madeira - Foto: Memória Fotográfica Assisense

No ano seguinte, começaram as obras para a construção de uma nova igreja, em substituição à capela de madeira. Próximo ao local, ficava a antiga Zillo, fabricante de óleo vegetal comestível. Seu gerente, Miguel Basili, resolve envolver-se na construção da capela de alvenaria. Além de responsável pelas campanhas para arrecadar fundos para a edificação, ele solicitou aos engenheiros da empresa um projeto arquitetônico diferente, e que mantivesse uma ligação com o principal produto da Zillo: uma lata de óleo.

Dez anos depois, em 1984, foi inaugurado (e paga a promessa de Miguel, por uma graça alcançada) um novo "cartão-postal" de Assis, no terreno doado pela família Ribeiro. Uma torre imponente, com quase 30 metros de altura, cerca de quinze metros de diâmetro e, surpreendentemente, com capacidade para 250 pessoas. As paredes, na base, têm quase 1 metro de espessura. Uma verdadeira obra de arte, que passou a atrair não só a curiosidade das pessoas, mas que tornou-se um objeto de desejo para realização de cerimônias religiosas. Devoção e turismo andando juntos.

Divulgação - Antônio Minichello em frente a 'Igreja Redonda' - Foto: Divulgação
Antônio Minichello em frente a 'Igreja Redonda' - Foto: Divulgação

Já em 15 de maio de 1997, a Capela São Nicolau, a qual pertencia ao Santuário Nossa Senhora das Graças foi elevada a Paróquia, para alegria de seus frequentadores, sob a direção do Padre Antônio Golfetti, um dos sete padres que estiveram à frente da paróquia, atualmente dirigida pelo Padre Renan Aparecido de Souza.

A criação da Paróquia fez crescer ainda mais o número de frequentadores e fiéis, e o templo redondo (ou cilíndrico) já não comportava as pessoas. Junte-se a isso um certo problema de acústica, afinal, os quase 30 metros entre o solo e o telhado produziam bastante eco, e dificultavam a realização de missas. Assim, em 07/12/2003, com uma missa campal, foi lançada a pedra fundamental para a construção de um novo espaço, anexo, com capacidade para 500 pessoas. Ao fundo a antiga igreja passaria a ser a torre, mas ainda com atividades, como a Adoração ao Santíssimo, todas as quinta-feiras.

Divulgação - Pedra Fundamental da Paróquia São Nicolau - Foto: Divulgação
Pedra Fundamental da Paróquia São Nicolau - Foto: Divulgação

Hoje, além dos locais de missa, a paróquia possui Salão Paroquial e salas de catequese. A Paróquia abrange as seguintes comunidades: São Pedro (bairros São Nicolau, Parque das Flores, CDHU e Jardim Aeroporto), Santo Antônio (Cohab da Rodoviária), São José (Parque das Acácias I - Predinhos), São João Evangelista ( Parque das Acácias II - Predinhos), Santa Teresinha (Inocoop - Vila dos Comerciários) e Comunidades rurais: Capela São João Evangelista (Tabajara), Capela São Sebastião (Água Bonita) e Comunidade Nossa Senhora das Graças (Água do Barreiro).

Conta com as Pastorais Mãe Rainha, MESCE, Batismo, Pastoral Familiar, Liturgia, Pastoral Social, Vicentinos, RCC, Terço dos Homens, ECC, Mães de Santa Mônica, Catequese, Dízimo, Apostolado da Oração, Comipa, Coroinha, Acólitos e Escalada.

Divulgação - Paróquia São Nicolau 2023 - Foto: AssisCity
Paróquia São Nicolau 2023 - Foto: AssisCity

Não importa sua religião. Visitar a Paróquia São Nicolau e conhecer sua arquitetura diferenciada e sua história são atividades importantes para todo morador de Assis. Nossa cidade é repleta de lugares interessantes, com uma rica história, e temos tentado mostrar um pouco disso aqui em nosso especial. E cada assisense precisa conhecer, e participar dessa histórias. Todos teremos a ganhar.

Divulgação - Paróquia São Nicolau 2023 - Foto: AssisCity
Paróquia São Nicolau 2023 - Foto: AssisCity

Um agradecimento mais que especial ao Pe. Renan, que nos permitiu conhecer o lugar, e à Ingrid e à Simone, que guiaram nossa visita e nos deram informações valiosas para o texto de hoje.

Ótimo feriado a todos.

Receba nossas notícias em primeira mão!